Calendário Lunar

O que é um calendário lunar?

calendário lunar

A atividade agrícola e de jardinagem há muitos séculos  que tem em atenção as fases da lua para a decisão de fazer esta ou aquela tarefa, assim como é do conhecimento geral a existência de almanaques com alguma esta informação para orientar as referidas tarefas agrícolas.

Um exemplo clássico é o da recomendação de apenas semear cebolo quando a lua se encontra entre a lua cheia e o quarto minguante.

Como surgiu o calendário lunar

O calendário lunar resulta de um trabalho árduo e paciente de recolha de informação, durante vários anos. Este trabalho  tem em consideração diversos aspetos relacionados com cada atividade agrícola. Por exemplo, para uma sementeira é anotado: o dia do mês, a hora, a fase da lua, se a lua se encontra em movimento ascendente ou descente, qual a o signo do zodíaco e constelação presentes no momento.   Depois é acompanhado e caracterizado todo o processo desde a germinação, desenvolvimento, floração até á frutificação.

Ao fim de muitos anos destas observações e recolha de informação para as várias tarefas agrícolas, como as sementeiras, colheitas, podas, tratamentos fitossanitários, entre outras – e para facilitar a vida dos utilizadores destes calendários – os dias são classificados em quatro grupos: Dias Flor, Dias Fruto, Dias Folha e Dias Raízes.

Dias flor

Os dias Flor correspondem a dias em que por exemplo as sementeiras propiciam a obtenção de flores – bons para semear plantas anuais de flor e por exemplo bróculos ou couve flor.

Dias fruto

Os dias Frutos são aqueles que propiciam a obtenção de bons frutos e sementes – cereais, grão, tomateiros, etc;

Dias folha

Os dias Folha otimizam a obtenção de folhagem – espinafres, alfaces, entre outro.

Dias raiz

Os dias Raiz são os ideais para as plantas que produzem os apelidados frutos da terra. São exemplo disso:   os vários tubérculos, bolbos, rizomas e outras estruturas subterrâneas.

O calendário que apresentamos é para o nosso hemisfério e paralelo respetivo.

Foto: Thinkstock

Poderá Também Gostar