Plantas Ornamentais

O que são plantas trepadeiras?

As plantas trepadeiras são excelentes opções para qualquer tipo, dimensão ou localização de jardim. Há sempre uma ou mais que se adaptam a cada situação. Eu não consigo imaginar um jardim sem trepadeiras.

As trepadeiras são uma presença obrigatória num jardim de carácter mediterrânico ou romântico. São as ideais para vestir paredes e muros, adaptam-se as espaços grandes e pequenos,  varandas e terraços. Basta escolher a trepadeira certa.

Leia também: Cuidados básicos a ter com as trepadeiras

O que são plantas trepadeiras?

Para início do tema nada melhor do que perceber o que é uma trepadeira. Embora possa parecer óbvio, não é, pois muitas das plantas que achamos que são trepadeiras são arbustos conduzidos como trepadeiras.

Trepadeiras “verdadeiras”

São aquelas plantas arbustivas que nas suas condições de origem precisam de trepar para alcançar a luz do sol, e que por isso são capazes de desenvolver técnicas para trepar e para se agarrar a outras plantas ou a estruturas de apoio, as técnicas podem ser várias:

  • Raízes adventícias aéreas – são raízes emitidas ao longo dos caules, o que lhes permite ter a capacidade de se fixarem às estruturas e apoio; essas raízes permitem-lhes absorver água e alimentos de qualquer superfície (ex: Hera)
  • Gavinhas – são prolongamentos dos caules (flexíveis) que se enrolam em qualquer lugar, garantindo a estabilidade da planta (ex: clematites, maracujá, ervilha de cheiro, kiwi, glicínia e madressilva).
  • Pequenas ventosas – nos caules da planta desenvolvem-se um sistema de pequenas ventosas que permitem que a planta se cole à parede (ex. vinha virgem)
  • Espinhos ou acúleos – são prolongamentos pontiagudos dos caules que permitem que a planta se proteja e também se fixe aos suportes (ex: roseira)

Arbustos conduzidos sob a forma de trepadeiras

Para além das chamadas trepadeiras verdadeiras temos arbustos que podem ser conduzidos sob a forma de trepadeiras. Estes são geralmente arbustos que possuem caules lenhosos muito compridos e que quando apoiados crescem melhor. Exemplos destas plantas são Tecoma, Thunbergia, Allamanda, Rincospermum.

Leia também: Trepadeiras floridas para a primavera e o verão

Foto: Thinkstock

Poderá Também Gostar