Hortícolas e Frutícolas

Os benefícios do pepino para a saúde

Os pepinos são excelentes adições às suas receitas de verão. Massas, saladas, sumos saudáveis ou gaspacho ficam mais frescos com este hortícola que pertence à família das Cucurbitáceas e que é primo da abóbora e da meloa. Mas esses não são os únicos atributos do pepino: são muitas as suas propriedades medicinais e benefícios para a saúde.

1. É rico em água

95% do pepino é água – um pepino tem cerca de 285 mililitros de água. Uma mulher adulta deve beber cerca de 2,10 litros de água por dia e um homem adulto 2,60 litros de água por dia, por isso ao comer um pepino já está a alcançar entre 11 a 13% da dose diária recomendada de água.

2. É bom para o coração

O pepino é rico em potássio – uma unidade tem, em média, 442 miligramas. O potássio é importante para contrabalançar o sódio e ajuda a prevenir ou controlar a tensão arterial alta. O potássio também favorece o funcionamento dos músculos, segundo a Harvard Health Publications.

3. Pode ajudar a proteger o cérebro do Alzheimer

Um estudo realizado nos Estados Unidos da América descobriu que a fisetina, um flavonóide presente no pepino, pode ajudar a prevenir o Alzheimer. O grupo de cientistas verificou que a administração de uma dose diária de fisetina a um grupo de ratos com tendência genética para desenvolver a doença prevenia nos mesmos a perda de memória e de capacidade de aprendizagem.

4. É bom para os ossos

O pepino é rico em vitamina K, que tem efeitos benéficos nos ossos. Só um pepino tem 49.4 mcg de vitamina K, o que representa 62% da dose diária recomendada.

Foto: Håvar og Solveig via Flickr

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