Manutenção Geral

É outono! Está na altura de limpar as folhas do jardim

Uma das imagens mais bonitas do outono é a das folhas caídas, com os seus tons de amarelo e cor-de-laranja que dizem adeus ao verão. Mas estas podem ser um entrave a um jardim bem cuidado: sufocam o solo e tornam escorregadios os pavimentos, caminhos e pátios. Assim, eliminar as folhas caídas torna-se numa das tarefas essenciais desta estação.

O que fazer?

Para limpar folhas com facilidade e pouco esforço, utilize um soprador. Pode escolher entre um soprador a bateria, a gasolina ou elétrico. Os modelos a bateria são uma boa escolha: não têm cabos, são leves, silenciosos e não emitem gases. O procedimento em si é muito simples: com a ajuda do soprador, reúna uma pilha de folhas e depois recolha-as com uma vassoura metálica de cabo comprido.

Pode aproveitar e utilizar o soprador para outras tarefas: remoção de restos de relva, secagem de pavimentos, eliminar sujidade de locais difíceis, etc.

Dica: transforme as folhas em composto

Em vez de deitar as folhas recolhidas para o lixo, pode utilizá-las para fazer composto. Rasgue-as em pedaços para acelerar a decomposição e depois coloque-as num saco de plástico para o lixo. Se estiverem secas, deite-lhes um pouco de água. Faça alguns buracos no saco e deixe repousar pelo menos um ano. Depois pode fertilizar as suas plantas!

Cuidados a ter

Qualquer máquina de jardim deve ser utilizada com certas precauções. No caso dos sopradores, tenha os seguintes cuidados:

  • Não apontar o soprador ligado a pessoas ou animais.
  • Não ligar o soprador a menos de 15 metros de outras pessoas.
  • Não utilizar dentro de casa ou em zonas mal ventiladas.
  • Verificar o estado do soprador antes de o utilizar.

Fotos: Thinkstock, STIHL

Powered by STIHL

Poderá Também Gostar