Aromáticas e Medicinais

Plantas que ajudam no regresso à escola

Regressar às aulas é sempre um período um pouco conturbado e causador de stresse para toda a família com crianças e progenitores, agitados, nervosas, ansiosos. As melhores plantas para essas situações são decididamente a cidreira, a tília e a alfazema. Plantas e muitas conversas, muito tempo de atenção a escutarem-se uns aos outros com dedicação evitaria muita medicação como ritalina e afins.

Cidreira

Cidreira

Tem propriedades muito semelhantes à camomila e recomenda-se a pessoas que não tolerem a camomila, com a vantagem de ser também muito eficaz em casos de herpes labial (aplicar uma pequena folha fresca de cidreira/Melissa officinalis sobre a zona afetada). Se preferir, pode adquirir em alguma loja de produtos naturais ou farmácia um baton de Melissa para tratar ou aliviar essa patologia. Não esquecendo que o herpes (Herpes simplex) é uma infeção causada por um vírus, que se manifesta quando o nosso sistema imunitário está mais vulnerável ou enfraquecido.

Camomila

Camomila

É um excelente calmante  do sistema nervoso e ao mesmo tempo do sistema digestivo, acalmando espasmos intestinais e inflamações causadas por digestões difíceis relacionadas com problemas de ansiedade. Pode ser tomada por crianças pequenas também.

Equinácea

Equinácea

Para fortalecer o sistema imunitário e assim evitarmos as maleitas de inverno e outras patologias relacionadas com o stresse que interferem com a nossa imunidade.

A equinácea é uma bonita planta ornamental, a de maior interesse terapêutico é a Equinacea purpurea, a partir da qual se fabricam inúmeros medicamentos, cápsulas, extratos aquosos, tinturas, cremes e pomadas, drageias, etc. As partes mais utilizadas na farmacopeia fitoterápica são as raízes, apesar de também a encontrarmos à venda em forma de tisana as suas folhas e flores.

As equináceas além de bonitas são excelentes flores para atraírem polinizadores. Recomendo uma visita ao cantinho das aromáticas em Gaia em plena época de floração das equináceas, é um espetáculo imperdível.

Perpétuas

Perpétuas roxas

São o melhor medicamento que pode haver para a rouquidão e para proteger as cordas vocais para os professores. Outro espetáculo imperdível: um campo de perpétuas roxas, vermelhas, brancas a dançarem delicadamente na brisa da tarde.

Gengibre

Gengibre

Recomenda-se para a rouquidão, constipações, enjoos, etc. Pode tomar-se em gotas, chás, rebuçados. Gengibre, limão e mel é uma mezinha eficaz e utilizada por muita gente.

Silvas

Salva, silvas, alfazema e alecrim

A salva (Salvia officinalis) é boa para tratar problemas da garganta. Folhas de silva ou de framboeseiro ajudam a tratar diarreias e gastrites nas crianças. O alecrim é bom para a memória e para a concentração. A alfazema é um bom relaxante. Com estas plantas à mão, no quintal ou na cozinha, entrará com certeza com o pé direito no novo ano letivo. Que seja um ano feliz e com muitos passeios pela Natureza.

Fotos: Fernanda Botelho e GettyImages

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar