Aromáticas e Medicinais

Farmácia de primavera: plantas que combatem alergias

A primavera é para si um sinónimo de alergias? Tem medicamentos anti-histamínicos ou corticoides sempre prontos para tomar durante estes meses? Conheça as plantas que combatem alergias.

Leia também: As plantas e as alergias

Em certos casos, a resposta para estes problemas está na natureza. Existem várias plantas cujas propriedades as tornam em remédios alternativos para as alergias e os seus efeitos, desde aos problemas respiratórios à febre-dos-fenos. Veja quais.

Urtigas

Excelente planta anti-histamínica, tomada em infusões fresca ou seca e moída, reduzida a pó (veja abaixo a receita), muito útil em casos de febre-dos-fenos. Pode usá-la ainda numa infinidade de pratos deliciosos, desde sopas, risotos, esparregado, omeletes, crepes, etc.

Receita de urtiga desidratada

Desidrate ou compre numa ervanária já desidratadas uma chávena de urtigas (Urtica dioica ou Urtica Urens). Coloque-as num moinho de café e triture-as até ficarem em pó. Guarde num frasco, no escuro, e utilize para polvilhar em sopas, saladas, sandes e até nas folhas das suas plantas como antifúgico e revitalizante.

O chá de sabugueiro pode ser uma solução para os sintomas de alergias.

 

Sabugueiro

O sabugueiro, para além de ser uma linda árvore ornamental, tem flores que são muito recomendadas no alívio de rinites, sinusites, febre-dos-fenos e outros sintomas semelhantes relacionados com alergias. Pode tomar três a cinco chávenas por dia de infusão de flor de sabugueiro.

Matricária.

 

Matricária

A matricária (Tanacethum parthenum), de sabor bastante amargo, é excelente no combate a febres, enxaquecas e até estados gripais relacionados ou não com alergias. É de fácil cultivo, muito resistente e em floração durante grande parte do ano. Faça uma infusão com as flores para aliviar os sintomas.

Alfazema e camomila

Para aliviar a asma ligeira e a pieira, pode usar uma infusão de flores de alfazema e camomila pela sua ação antiespasmódica e relaxante do sistema nervoso e respiratório. A camomila também tem uma ação anti-histamínica.

Calêndula.

 

Malvas, calêndulas e milefólio

As malvas são muito recomendadas para aliviar problemas de pele, que são também um dos sintomas de alergias. Pode misturar malvas com calêndulas ou utilizá-las sós. As malvas têm uma ação suavizante, calmante e anti-inflamatória sobre os tecidos da pele, aliviando assim a comichão e a irritação.

A calêndula, a camomila e o milefólio têm qualidades anti-histamínicas.

Receita de água de malvas

Para 1 litro de água: ferva durante cinco minutos cerca de sete folhas e flores de malvas, deixe arrefecer e vá lavando as zonas afetadas várias vezes ao dia.

Fotos: Thinkstock

Poderá Também Gostar