Plantas

Plantas que resistem à seca e ao sol

Armeria maritima

Quando queremos ter um jardim mas não dispomos de muito tempo para regar ou não pretendemos aumentar muito a fatura da água, a escolha de plantas que sejam resistentes à seca e ao sol direto, são uma realidade que devemos considerar. Isto não implica que vamos ter um jardim menos interessante ou diversificado, porque a diversidade de plantas com estas caraterísticas é grande. Suculentas, catos e gramíneas são tipos de plantas que podemos utilizar para conceber um jardim com baixo consumo de água, mas existem muitas outras.

Plantas aconselhadas

Arbutus unedo (Medronheiro)

Callistemon citrinus (Limpa-garrafas)

Genista (Giesta) – Arbusto de folha semi-caduca com fragrância e floração na primavera.

Hedera helix (hera)

Helichrysum italicum (Planta do Caril) – Folhagem perfumada principalmente quando exposta ao calor. É um arbusto que atinge 50 cm e de forma arredondada.

Nerium oleander – Com floração rosa, branca ou vermelha, é o arbusto típico das bermas das auto-estradas.

Lavandula angustifolia

Lavandula angustifolia (Alfazema) – Arbusto de folhas cinzento-esverdeadas com flores roxas no verão.

Rosmarinus officinalis (alecrim) – Arbusto de porte médio com folhas fragrantes e flores azuis na primavera e verão.

Viburnum tinus – Arbusto lenhoso com floração no verão e bagas tóxicas azuis.

Vinca difformis 

Armeria marítima – Planta com folhas tipo agulhas com 15 cm de comprimento e flores rosa que florescem no final da primavera e verão.

Punica granatum

Punica granatum (Romanzeira) – Árvore de fruto de forma arredondada, com folhagem caduca e floração no verão.

Santolina – Planta aromática

Pittosporum toeira – Arbusto denso de crescimento lento e folha perene com flores perfumadas.

Plantas suculentas

As suculentas são plantas que armazenam água nas suas folhas, troncos e raízes e por este facto são capazes de sobreviver com pouca água em lugares secos. Conseguimos encontrar suculentas com formas muito interessantes e com diferentes tipos de folhas e flores que se conseguem adaptar a muitas situações e combinações com outras plantas.

Algumas têm sido utilizadas com fins medicinais, como é o caso do Aloe, Euphorbia e Portulaca. Possivelmente as espécies mais conhecidas são o Agave sp., Echeveria sp., Kalanchoe sp. e Sansevieria sp.

Exemplo de jardim para sol e seca com gramíneas

Esta é uma imagem de um canteiro de um jardim composto por Carex, Festuca, Armeria marítima e Suculentas. É um jardim sem sistema de rega, construído para requerer o mínimo de manutenção, regado uma a duas vezes por semana no verão e no inverno apenas quando acontece mais de uma semana sem chuva.

Jardim para sol e seca com suculentas

As Festucas por exemplo são plantas que perdem muito pouca água por transpiração dado terem folhas como agulhas, com pouca área de exposição. Este canteiro (acima) foi construído para um jardim onde não se pretendia também despender de muito tempo na manutenção. Um canteiro composto por suculentas e catos tais como Agave, Echeverrias, Sedum, Graptopetalum; entre outras Também não tem sistema de rega. Os Agave por exemplo são plantas carnudas, acumulando água no seu interior.

Fotos: Thinkstock

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram

Poderá Também Gostar