Manutenção Geral

Poda de árvores de fruto

A poda não é mais do que a remoção intencional de uma qualquer parte da planta, normalmente um ramo, raminho ou raiz. Intencional porque antes de podar temos de traçar um objetivo para a poda que vamos fazer, não cortamos por cortar! A poda não é para as árvores ou arbustos, é para nós, para atingirmos os nossos objetivos, as árvores e arbustos não gostam de ser podadas. Cada corte é uma ferida em que a planta irá gastar energia para sarar e cicatrizar.

Porquê podar árvores e arbustos de fruto?

As árvores e arbustos de fruto são podados, com técnicas específicas, para atingirmos o nosso principal objetivo, a obtenção de frutos e plantas saudáveis, em quantidade apreciável, de fácil acessibilidade e o mais antecipadamente possível.

Nota: Uma árvore, saudável e bem nutrida, que é podada apenas na parte aérea em ramos de madeira, não envolvendo o sistema radicular, tende a repor todo o volume que lhe é retirado após a poda.

Rebaixar a altura de uma árvore

Quanto mais se poda mais rebentação ocorre

De uma forma genérica podemos dizer que na primavera depois da poda de inverno a árvore tende a repor todo o volume removido e crescer o que era “previsto” para essa época, em função das reservas acumuladas no ano anterior.

Podemos saber quais são os ramos que produzem frutos?

Em algumas espécies conseguimos saber onde irão surgir flores, pois têm gomos de flor já pré formados no ano anterior. Noutras espécies não sabemos, pois apenas darão flores em ramos novos que surgirão na rebentação primaveril.

Encurtar um ramo

Frutos em estrutura pré formadas

Nestas espécies que têm gomos de flor já pré formados no ano anterior é fácil saber onde irão ocorrer as flores dadas as características específicas desses ramos e que quando têm mais de 2 anos se designam esporões.

  • Esporão – Ramo especializado em dar frutos, pode durar de 2 a muitos anos consoante a espécie.

Nota: Dar flores não significa ter frutos. Para tal é necessário que o processo de polinização decorra bem e que ocorram as condições de clima apropriado para cada espécie, nomeadamente as horas de frio acumuladas no inverno, bem como condições adequadas de nutrição, entre outras.

Poda de macieira

 

Exemplo de algumas espécies com gomos de flor formados no ano anterior: Macieiras, pereiras, ameixeiras, abrunheiros, amendoeiras, damasqueiros, cerejeiras, ginjeiras, pessegueiros, mirtilos;

No caso dos pessegueiros, ameixeiras e damasqueiros nos ramos formados no ano anterior (ramos com 1 ano) já irão aparecer flores. Nestas espécies é comum nesses ramos de um ano encontrar vários tipos de gomos:

  • Gomos simples, estes gomos geralmente são apenas de folhas mas com frequência também dão flores.
  • Gomos mistos em grupo de dois ou mistos em grupos de 3, estes gomos dão sempre folhas e flores.

Frutos em ramos do ano

Nestas espécies, que irão dar flores em ramos novos que vão surgir na rebentação primaveril, teremos de ter cuidado em não cortar demasiado os ramos pois a planta poderá reagir com forte rebentação para repor o volume de ramos que é cortado e não dar flores, logo não dará frutos. Então a poda terá de ser muito ligeira nestas espécies.

Exemplo de algumas espécies com flores em ramos novos do próprio ano: diospiros, figueiras, citrinos, nespereiras.

Operações essencialmente preventivas e de manutenção

Remoção de um ramo ladrão em macieira

Eliminação dos ramos ladrões e rebentos das raízes, o seu desenvolvimento ocorre em detrimento dos órgãos que os suportam.

Poda de ramos mortos ou partidos

Supressão dos tocos, para evitar que estes sejam origem de ataques parasitários ou o início de uma podridão.

Eliminar um ramo projetado para o interior da copa

Supressão dos ramos mal orientados, podem causar danos noutros ramos, travando o seu crescimento (traumatismos por fricção ou estrangulamento) ou que apresentem riscos de rutura (ramos que formam com o tronco ângulos estreitos).

Fotos: Thinkstock

Gostou deste artigo? Siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest e subscreva o nosso canal no Youtube.

Poderá Também Gostar