Notícias

Portugal celebra o Dia Internacional do Fascínio pelas Plantas

Dia Internacional do Fascínio pelas Plantas

Hoje, 18 de maio, celebra-se o Dia Internacional do Fascínio pelas Plantas. A efeméride foi estabelecida pela European Plant Science Organisation (EPSO) com o objetivo de “apreciar o papel vital que as plantas têm para qualquer forma de vida”, segundo a organização.

De norte a sul de Portugal vão decorrer várias iniciativas para comemorar o dia.

Lisboa

O Jardim Botânico da Ajuda celebra o dia com visitas guiadas gratuitas às 15h dos dias 18 e 19 de maio. Aproveite esta iniciativa para ficar a conhecer a coleção botânica do Jardim. Também a entrada será gratuita neste período.

Na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa têm hoje lugar palestras, demonstrações e uma mostra de sabores até às 19h. A iniciativa conta com a participação de marcas e organizações como Ach Brito, Agrotec, Cantinho das Aromáticas, Mousse na Taça, Nossas Raízes, Profrutos, Segredo da Planta, entre outros.

O Museu Nacional de História Natural e Ciência também tem um programa especial no dia de hoje. São várias as iniciativas organizadas pelo Museu, entre as quais o jogo participativo para crianças “As plantas que comemos”, das 14h às 16h, e “Reis da Europa Selvagem – Podemos coexistir?”. Inscrições em 21 392 18 08.

Costa da Caparica

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa propõe um concurso fotográfico em torno das plantas. O objetivo é fotografar a diversidade botânica do Campus da Caparica. As fotos “serão avaliadas pelo seu caracter estético e pelo seu significado botânico/ambiental ou impacto na sociedade humana”, segundo a organização. Os vencedores são anunciados a 30 deste mês. Saiba mais.

Almada

Na Casa da Cerca, será possível fabricar, a partir do jardim, papéis de plantas, papel de papiro e tintas de plantas. As iniciativas decorrem nos dias 24 e 31 das 15h às 17h mas integram-se na comemoração do Dia Internacional do Fascínio pelas Plantas.

Algarve

A Biblioteca na Penha, no Campus da Penha da Universidade do Algarve, Faro, será palco da exposição “Um Algarve, dois espaços: Serra e Sapal”. Aqui estarão expostas plantas que caracterizam os espaços de Serra e Sapal no Algarve. A mostra, integrada na comemoração do Dia Internacional do Fascínio pelas Plantas, está patente até 31 de maio.

Ilha da Madeira

O Jardim Botânico da Madeira vai ser palco de uma visita guiada pelo Engenheiro Rui Vieira, com início às 17h. A visita será companhada por uma explicação deste dia por Susana Fontinha, da Associação dos Amigos do Jardim Botânico. Inscrição: 291 795155. De 16 a 31 de maio, decorre, também no Jardim, um roteiro informativo alusivo ao Fascínio das Plantas. Se quiser saber mais sobre as plantas da região, aproveite!

Cantanhede

O Parque Tecnológico de Cantanhede convida os utentes a desfrutar dos espaços verdes e a conhecer a flora existente sob o lema ” Plantas à nossa volta”.

Descubra mais iniciativas aqui.

Foto: Pixabay

 

Poderá Também Gostar