Cultivar Bio Passo a Passo

Preparar o jardim para o verão

Antes de o verão chegar definitivamente, convém preparar o seu jardim, varanda ou terraço. Apresentamos-lhe sugestões e dicas para tirar o máximo proveito dos meses que se aproximam.

Pavimentos

O verão exige cuidados com os pavimentos.

No caso de ter deck de madeira, limpe-o e aplique óleo hidratante – desta forma vai ficar mais bonito e mais resistente ao sol e ao calor.

Aplique herbicida nos caminhos de gravilha ou saibro para evitar o crescimento de infestantes (também pode utilizar um quiemador ou sal se não quiser utilizar métodos químicos)

Mobiliário de exterior

Limpe, repare, pinte, passe com óleo se o mobiliário for de madeira. Todas estas tarefas devem ser feitas já (se ainda não as fez).

Rega

É altura de testar o sistema de rega.

Teste o seu sistema de rega e veja se está tudo a funcionar em condições – ponha-o a trabalhar e verifique se todas as plantas estão a ser regadas e se não há encharcamentos pontuais. Esta é a época certa para intervir no sistema de rega e substituir peças se for caso disso.

Fertilização

Fertilize todas as plantas que frutificam nesta época: citrinos, macieiras, ameixeiras, etc. Fertilize também os seus relvados para que aguentem os cortes, a rega e a utilização mais intensiva no verão.

As azáleas, camélias, hortênsias e urzes devem ser fertilizadas com adubo ácido. Assim, garante as florações futuras. Se quiser que as hortênsias fiquem mais azuladas, coloque também adubo azulador.

A seguir à fertilização, regue sempre abundantemente.

Coloque húmus de minhoca em todas as hortícolas de fruto (tomate, pimento, piri-piri, etc.) para ajudar a frutificação. Se faz compostagem, adicione o seu composto a todas as hortícolas e plantas de flor.

Vasos e floreiras

Floreira de janela.

Se não o fez no início da primavera, adicione uma camada de substrato novo (ou húmus de minhoca) a todos os seus vasos e floreiras. Remova a camada superficial do substrato, adicione o novo e incorpore com um ancinho de cabo curto. Faça esta operação antes de introduzir novas plantações ou sementeiras.

Semear

Semeie aromáticas para utilizar no verão nas refeições: salsa, coentros, manjericão, cebolinho, hortelã, segurelha, etc.

Semeie também as plantas de época de outono-inverno – amores-perfeitos (Viola tricolor), ásteres (Aster sp), calceolárias (Calceolaria sp), prímulas (Primula acaulis), etc.

Pode utilizar caixas de ovos ou caixas de fruta para fazer as suas sementeiras.

Podar

Pode continuar a podar as suas sebes de folha persistente e dar forma aos seus arbustos topiados (buxo, ligustro, murta, loureiro, viburno, etc.), quer em vaso quer no jardim.

Plantar

Petúnias.

Petúnias (Petunia surfinia)

As petúnias são, por excelência, a flor da época da primavera. Plante-as em bordaduras ou canteiros, em vasos e cestos suspensos no seu terraço ou varanda. Também são uma excelente opção para floreiras de janela. Coloque-as em zonas com sol e tenha o cuidado de regar sempre que o substrato está seco e remova as flores velhas.

Begónias (Begonia semperflorens, Begonia grandiflora)

As begónias têm uma floração exuberante e prolongada e podem ser uma boa opção para zonas com alguma sombra ou meia sombra. Podem ser plantadas em canteiros, floreiras ou vasos.

Alegrias-do-lar (Impatiens waleriana, Impatiens balsamina, Impatiens “New Guine”)

Estas flores são sempre uma escolha segura para zonas de sombra e meia sombra. Estão em flor todo o ano mas nesta altura estão especialmente bonitas. Plante-as em vasos, floreiras ou bordaduras floridas. Mantenha o substrato sempre húmido, vá removendo as flores velhas e adicione-lhes um pouco de húmus antes do verão.

Fotos: Thinkstock

Poderá Também Gostar