Manutenção Geral

Prepare o jardim para o outono

O outono é a estação do ano em que a beleza das cores se mistura por todo o jardim com a queda das folhas. A luz do sol, ao bater nas folhas, faz sobressair os tons de vermelho, laranja, amarelo… As bagas das plantas e a luz que entra através das plantas despidas tornam o outono uma estação linda para se contemplar o jardim. Arregace as mangas e prepare o seu jardim para o outono, potenciando as cores da época e arranjando formas de aproveitar a exposição solar, que é menor.

Comece por organizar uma lista de trabalhos a fazer para o jardim ficar fantástico antes da chegada do inverno:

Podas

Se possui sebes, prepare-as para o frio. Se mantiver uma folhagem muito compacta, ficarão mais sensíveis à humidade. Tente cortá-las o máximo que puder, mas tenha em atenção que o crescimento destas não será rápido, por isso evite buracos. Em relação aos arbustos, está na altura de um corte radical. Depois do crescimento exponencial que ocorreu nos meses quentes, a planta tem ramagens novas. No entanto, com a chegada dos dias frios, a planta necessitará de toda a vitalidade concentrada nas raízes, pelo que irá descurar os seus ramos periféricos. Corte os ramos de forma a deixar a luz solar penetrar no interior da planta.

No relvado

É importante proceder à recolha da folhagem que cai incessantemente das árvores caducas. Este trabalho, que quase parece inglório, permite que o relvado respire. Se deixar acumular as folhas, elas criam uma barreira à luz solar e aumentam a humidade nesse mesmo local, podendo proporcionar o aparecimento de musgo. Outra ajuda no combate ao musgo passa por evitar cortes drásticos. O adensamento do relvado permite uma defesa natural contra o musgo e daninhas. Mantenha o corte entre 4 e os 6 cm. Nos meses mais frios, o crescimento é reduzido. Pode aproveitar um tapete mais fofo, que se manterá durante bastante tempo com menos cortes. Resumindo, corte menos e convença as suas crianças a colecionar as folhas por cores e formas. Vai resultar (talvez)!

Taxus baccata (teixo), uma planta com bagas vermelhas que dá um ar outonal ao jardim.

Plantações e transplantações

Com as primeiras chuvas e a suave descida de temperatura, o solo permite um melhor enraizamento das plantas, fazendo com que estas consigam estabelecer-se a tempo, antes da estagnação invernal. Esta é sem dúvida a altura certa para se mimar. Vá ao seu centro de jardinagem local e escolha as plantas que tragam vida e cor ao seu jardim. Plante sempre no mínimo três ou mais unidades para ter uma boa mancha de cor. Sugiro uma combinação dos quentes amarelos e vermelhos com salpicos de roxos ou azuis para alegrar ainda mais o seu jardim. Se gosta de variedade e cor na primavera, comece a preparar desde já o seu jardim para a estação, plantando bolbos. Estes deverão ser cobertos por solo com uma profundidade igual ou superior a duas vezes o seu tamanho

Fotos: Thinkstock

Gostou deste artigo? Siga a Jardins no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar