Pragas e Doenças

10 dicas para prevenir pragas e doenças

Depois de muita pesquisa (ou de amor à primeira vista), escolheu e comprou as suas plantas. Plantou-as, cuidou delas com carinho… agora não deixe que sejam atacadas por pragas ou doenças!

Há uma série de passos que pode levar a cabo para prevenir estes problemas:

1. Dê à planta as condições de cultivo certas

Uma boa maneira de evitar pragas e doenças é ter as plantas bem alimentadas, com as condições certas de água, luz e solo. Se tiver o cuidado de colocar a sua planta no local certo pode evitar muitos problemas.

2. Aposte no substrato e no fertilizante

Mantenha as plantas saudáveis, alimentando-as com um bom substrato e fertilizante (de preferência composto ou húmus).

3. Cuidado ao regar

Durante a rega das plantas tenha o cuidado de não salpicar muito as folhas, pois se o fizer promoverá condições de instalação de fungos.

4. Escolha a altura certa para regar

Regue as plantas de manhã bem cedo, pois assim as mesmas têm a possíbilidade de secar exteriormente antes da altura de grande insolação e calor, não interferindo com a sua respiração.

5. Areje

É importante que haja arejamento junto das plantas para permitir a renovação de ar.

6. Compre com cuidado

Quando comprar plantas certifique-se de que estas não vêm já contaminadas. Examine-as cuidadosamente por baixo das folhas, nos caules, flores, frutos, mas sobretudo tenha em atenção o estado da raiz, que não deve ter um aspeto envelhecido, nem deve ser demasiado densa ou enrolada.

7. Limpe as ferramentas

Muitas vezes, a transmissão de doenças de planta para planta é feita através da utilização de ferramentas de jardinagem que não foram limpas e desinfetadas, principalmente tesouras de poda, facas de colheita e serras. Após a utilização, lave as ferramentas com uma mistura de água (90%) e lixívia (10%). Desinfete ainda botas, galochas, ráfias, estacas, estufas e outros materiais.

8. Mantenha o jardim limpo

Mantenha o jardim sem plantas infestantes e restos de plantas mortas (troncos, ramos, etc.), pois estes detritos são autênticos viveiros de pragas e doenças.

9. Expôr as pragas do jardim

Pode cavar o jardim no outono para expor as pragas e doenças que possa haver no solo, como as larvas dos caracóis e das lesmas, que são comidas pelos pássaros ou morrem com o frio.

10. Promova a biodiversidade

É importante ter biodiversidade no jardim, o que se consegue com a seleção de plantas variadas e pelo uso de plantas ou infraestruturas (lagos, ninhos, compostagem etc.) que atraem a fauna amiga do seu jardim.

Fotos: Pixabay

Siga a Jardins no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar