Plantas Ornamentais

A rainha das próteas

Protea cynaroides ‘Pink King’.

 

O outono é uma época excelente para a Protea cynaroides, ou prótea-real: é normalmente nesta altura que os botões de flores começam a brotar. A floração – exuberante, colorida e exótica – virá em pleno na primavera. Também é esta uma das alturas melhores para a plantar. Continue a ler para descobrir a prótea-real.

Da África do Sul ao resto do mundo

A prótea-real (em inglês King protea) é pertencente à grande e antiga família das Proteaceae. É natural da África do Sul, onde é a flor oficial, mas é muito popular à volta do mundo, devido às flores coloridas e muito grandes – maiores do que as de qualquer outra prótea.

Na África do Sul, podemos encontrar a prótea do noroeste ao este, seja em regiões montanhosas, ao nível do mar ou a grandes altitudes. Assim, a prótea-real tem uma grande variedade de tamanhos de flores e folhas, assim como de épocas de floração. Com o tipo certo de solo, esta planta pode ser cultivada com sucesso em climas mediterrânicos na Europa, na América e na Austrália.

A Protea cynaroides pode ser arbustiva, alcançando alturas de dois metros, ou desenvolver-se em menor tamanho, a partir de cerca de 35 cm. As flores podem ir do branco ao rosa e ao vermelho.

Protea cynaroides ‘Madiba’.

 

Como cultivar

Para cultivar com sucesso a prótea-real, é preciso ter vários cuidados:

Solo

Esta planta gosta de solos bem drenados, ácidos (com pH entre 3.5 e 5.8), pobres em nutrientes (não precisa de fertilização), com textura leve a média e com uma profundidade superior a 60cm.

Rega

Esta planta não gosta de ser regada em excesso, por isso as raízes não devem estar constantemente molhadas. Assim, deve regar a sua prótea-real apenas uma vez por semana. Normalmente, deve evitar molhar as folhas da planta.

Localização

A Protea cynaroides deve ser plantada num local com muito sol e bastante arejamento. A temperatura mínima que tolera é cerca de -3ºC.

Plantação

As próteas são, habitualmente, plantadas nos meses de outono e primavera. Ao plantar, deve deixar uma distância superior a 1m entre a prótea-real e outras plantas. Tenha cuidado com as raízes ao plantar, pois são muito sensíveis. No final, aplique mulch de casca de pinheiro com folhas; tal vai alimentar a planta, manter o solo fresco e prevenir o aparecimento de ervas daninhas.

Protea cynaroides ‘White King’.

 

Utilizações

A Protea cynaroides faz uma bordadura muito bonita no jardim. Também é muito popular como flor de corte, para colocar em jarras, seja em casa, seja em eventos formais, como casamentos.

Fotos: Flora Toscana

Powered by Flora Toscana

Poderá Também Gostar