Cozinhar

Receita: Curd de prímulas

Se vai fazer bolos, queques, macarons, tartes, crepes ou mousses, o curd (coalhada) é uma excelente opção para recheios, para cobrir ou para decorar os seus doces como mais gostar. O tipo de curd de que mais se ouve falar é o de limão, mas hoje apresentamos-lhe uma alternativa muito original: curd de prímulas. Pois esta flor, além de bonita, é comestível.

Ingredientes

  • Pétalas de prímulas
  • Açúcar
  • Maçãs
  • Manteiga sem sal
  • Ovos
  • Sumo e casca de limão

Para ver a quantidade exata de cada ingrediente, clique aqui.

Como fazer

Primeiro, corte as pétalas da flor muito fininhas e coloque-as num recipiente com o açúcar. Misture tudo e depois cubra com alumínio ou película aderente e deixe repousar durante pelo menos 24 horas. Assim, os sabores das pétalas das prímulas vão penetrar o açúcar.

Passadas as 24 horas, descasque as maçãs e corte-as em pedaços. Depois, coloque-as numa frigideira com 100 mililitros de água, o sumo de limão e a casca do mesmo. Cozinhe lentamente até que a maçã esteja mole. Depois, esmague-a até ficar em puré.

Encha uma panela até três quartos com água e coloque uma taça por cima da panela. Ponha a maçã, a manteiga, o sumo de limão e o açúcar com as prímulas na taça. Aqueça a panela no foção e vá mexendo os ingredientes na taça até que a manteiga derreta.

Desligue o lume e adicione os ovos à mistura através de um filtro. Mexa os ovos com um batedor próprio para ovos.

Volte a colocar a panela com a taça em lume baixo e mexa a mistura durante 10 minutos, até engrossar. Depois, deite o curd em frascos, sele imediatamente e guarde no frigorífico. Conservado assim, o curd dura um mês.

Foto: Neil White

Gostou deste artigo? Siga a Jardins no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar