Aromáticas e Medicinais

Remédios caseiros com camomila

Com propriedades relaxantes e ideal para aliviar depressões, problemas gastrointestinais e dores musculares, a camomila é uma erva aromática com diversos benefícios para a nossa saúde e dia-a-dia. As suas flores e parte superior possuem efeitos calmantes e sedativos e ajudam a tratar também dores de cabeça e distúrbios do sono.

Fique agora a conhecer alguns remédios que pode fazer em casa com a camomila e que podem ser muito úteis no tratamento de várias maleitas.

Infusão de plantas simples

Adicione 650 ml de água a ferver à camomila. Opte por 3 a 4 colheres de sopa da planta fresca ou por 1 colher de chá da planta seca. Use em recipiente de porcelana ou barro. Mergulhe a porção em água durante 30 minutos e filtre. Engarrafe o preparada e coloque-o no frigorífico. Conserva-se durante uma semana. Sirva fria. Esta mistura é benéfica para tonificar os músculos relaxados.

Champô de camomila selvagem (Matricaria chamomilla)

Faça uma infusão de plantas adicionando 4 chávenas de água a ferver a 5 colheres de sopa de flores de camomila. Tape e deixe assentar durante 30 minutos. Coe e adicione meia chávena de sabão em flocos à base de azeite. Dá para 4 chávenas de champô. Em minha casa é o preferido de todos. Pode comprar o sabão em flocos à base de azeite em casas da especialidade. É fácil de fazer e é suave para o cabelo.

Tratamento para a caspa à base de bardana

Num recipiente, misture uma chávena de bardana, uma chávena de folhas de pessegueiro, uma chávena de camomila e meia chávena de folhas de salva. Adicione 8 chávenas de vinagre de sidra a 3,7 litros de água. Adicione a mistura de plantas ao vinagre de sidra. Deixe assentar durante 2 semanas. Coe e aplique de manhã e à noite. Não passe por água. Deixe o cabelo secar sem retirar a mistura. Enxague apenas no dia seguinte. Não é necessário usar sabão ou champô para retirar o preparado. Use apenas água. Este preparado atua rapidamente sobre a caspa.

Camomila para pele descamada

As crianças e adultos que passam muito tempo ao ar livre estão mais susceptíveis a sofrer de pele descamada. Faça um chá adicionando 2 colheres de sopa de camomila seca a 2 chávenas de água a ferver. Deixe repousar de um dia para o outro. Coe e coloque no frigorífico. Aplique no rosto e nas mãos, como se tratasse de uma loção.

Alergia provocada pelo calor

Misture 2 colheres de sopa de camomila em pó com 2 colheres de sopa de calêndula. Adicione 1 colher de sopa de farinha de milho. Mistura bem e aplique para diminuir a alergia.

Tratamento de cólicas com camomila

Deite 1 colher de sopa de camomila e 1 de sementes de funcho numa chávena de água a ferver. Deixe assentar durante 15 minutos, tapando o recipiente. Coe bem e adicione meia colher de sopa do líquido ao conteúdo do biberão. Pode repetir o processo 3 vezes ao dia, se for necessário.

Tratamento para náuseas com camomila

Adicione 1 chávena de água a ferver a 1 colher de chá de camomila seca e deixe ferver lentamente durante 10 minutos. Coe. Adicione 1/4 de colher de chá de canela ao chá antes de adoçar a gosto.

Aliviar problemas de estômago

Misture 1 colher de chá de hidraste, círio-do-rei e escutelária, 1 colher de chá de camomila, 2 colheres de chá de lobélia, 1 colher de sopa de hortelã, 1/4 de colher de chá de hortelã-pimenta em pó e 1 colher de sopa de poejo. Adicione 1 colher de chá desta mistura a 1 chávena de água a ferver e deixe assentar lentamente durante 10 minutos. Coe e adoce. Alivia rapidamente problemas de estômago.

Cuidar dos olhos

Coloque 1/4 de colher de chá de funcho, eufrásia e camomila em 2 chávenas de água quente. Deixe assentar até arrefecer. Coe através de bolas de algodão para filtrar partículas que possa irritar os olhos. Use como líquido de lavagem para olhos inflamados ou congestionados.

O remédio ideal para dores de cabeça

Junte 1 colher de chá de flores secas de camomila a cada chávena de água a ferver. Deixe assentar durante 10 minutos. Coe e adoce com mel. É um bom relaxante. Advertência: Não tome se for alérgico à ambrósia porque a camomila pertence à mesma família de plantas. Muitas outras plantas são excelentes substitutos. Este chá é óptimo para todos aqueles que o podem tomar.

Aliviar dores de cabeça provocadas pelos nervos

Deite 2 colheres de sopa de artemísia, valeriana, camomila e agrimónia em 2 chávenas de água a ferver. Deixe repousar durante 30 minutos. Coe e adicione à água do banho. Ideal para músculos doridos.

Mistura de ervas para dormir melhor

Misture 1 colher de sopa de lúpulo, camomila, flores de alfazema, escutelária e raíz de valeriana em pó. Coloque em cápsulas de tamanho 00. Tome 2 cápsulas de duas em duas horas (não exceda as 6 cápsulas), antes de se deitar. Não deve prolongar o tratamento por mais de 2 dias. Se o problema persistir após dois dias, consulte o médico para descobrir a causa do problema. Esta mistura deve ser ingerida durante períodos curtos.

Para induzir o sono

Misture 2 colheres de sopa de camomila, 2 colheres de sopa de escutelária, 1 colher de chá de hidraste, 2 colheres de chá de flor de sabugueiro, meia colher de chá de pó de hortelã-pimenta e 1 colher de sopa de poejo. Adicione 2 chávenas de água à mistura. Deixe ferver e baixe o lume. Deixe ferver lentamente até que metade do líquido se evapore. Engarrafe e etiquete. Coloque 1 a 2 colheres de sopa numa chávena de água quente. Adoce a gosto. Tome à hora de deitar para dormir melhor.

Chá de ervas para a hipertensão

Misture partes iguais de camomila, hortelã e amieiro. Aqueça 2 colheres de sopa das mistura de ervas em 2 chávenas de água durante 20 minutos. Coe e beba tépito. Beba meia chávena três vezes por dia.

Fotos: Thinkstock

Livro “Remédios caseiros com plantas” de Jude C. Todd

Gostou deste artigo? Subscreva o nosso canal no Youtube e siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest.

Poderá Também Gostar