Aromáticas e Medicinais

Remédios caseiros com funcho

Tal como grande parte das plantas, também o funcho tem propriedades benéficas para a nossa saúdedia-a-dia. Esta aromática facilita e alivia dores de estômago, sendo indicado no tratamento de gastrites e cólica. Este bolbo ajuda ainda a estimular as glândulas mamárias durante o período de amamentação, entre muito mais.

Abaixo fique a conhecer alguns remédios caseiros para fazer com funcho e que podem ser muito úteis no tratamento de várias maleitas.

Infusão de plantas simples

Adicione 650 ml de água a ferver à camomila. Opte por 3 a 4 colheres de sopa da planta fresca ou por 1 colher de chá da planta seca. Use em recipiente de porcelana ou barro. Mergulhe a porção em água durante 30 minutos e filtre. Engarrafe o preparada e coloque-o no frigorífico. Conserva-se durante uma semana. Sirva fria. A infusão das folhas e sementes de funcho elimina manchas da pele.

Tratamento facial à base de funcho e tussilagem

Acalma, amacia, fecha os poros e tonifica a pele. Também ajuda a disfarçar rugas e a combater o acne. Adicione 2 colheres de sopa de folhas de tussilagem secas e 1 colher de sopa de folhas secas de funcho a meia chávena de água a ferver. Tape e deixe ferver lentamente durante 10 minutos. Escorra bem e guarde o líquido. Adicione meia chávena de iogurte e um punhado de farinha de aveia ao líquido para fazer uma pasta. Lave bem a cara e cubra-a com um pano quente durante uns minutos. Cubra os olhos com um algodão húmido e espalhe a pasta tépida no rosto. Deixe atuar durante 10 minutos. Lave com água morna com algumas gotas de limão.

Chá afrodisíaco

Um bom chá para beber depois de ter relaxado com o banho de plantas. Faça-o com as seguintes plantas: flor de laranjeira, pétalas de rosa, camomila, bergamota, funcho, alcaçuz, ginseng ou qualquer tipo de hortelã. Coloque 1 colher de chá da planta escolhida (ou mistura de plantas) num chávena de água a ferver. Deixe assentar durante 15 minutos. Coe e adoce com mel. Pode adicionar ao chá gengibre e limão a gosto.

Enxaguar o cabelo

Junte 2 colheres de sopa de funcho a 4 chávenas de água a ferver. Tape e deixe ferver lentamente 30 minutos. Coe e enxague o cabelo com a infusão. Esta mistura ajudará a amaciar o cabelo.

Chá de funcho para tratar a asma

Junte 2 colheres de sopa de sementes de funcho a 1 chávena de água a ferver. Deixe ferver lentamente durante 15 minutos. Coe e adoce a gosto. Se adoçar com açúcar, facilitará a digestão.

Remédio para cólicas à base de sementes

Mistura 2 colheres de sopa de sementes de endro, funcho e anis. Adicione 2 colheres de sopa de erva-dos-gatos e camomila para relaxar. Adicione 1 colher de chá da mistura a 1 chávena de água a ferver. Deixe ferver lentamente durante 15 minutos, tapando o recipiente. Coe bem e dilua na mesma quantidade de água. Dê à criança entre os biberões.

Líquido de lavagem ocular com sementes

Adicione 1 colher de chá de sementes de funcho a 1 chávena de água a ferver. Deixe assentar durante 15 minutos. Coe várias vezes e use um copo de lavagem oftálmica para aplicar o líquido. Com o restante líquido, ensope um pano limpo e aplique como compressa no olho, durante 15 minutos.

Purgante à base de funcho

Deite 1 colher de chá de sementes esmagadas de funcho numa chávena de água a ferver. Deixe repousar até arrefecer. Adoce a gosto. Beba 3 chávenas por dia, durante 2 dias.

Chá de funcho para mães em período de amamentação

O chá de funcho é indicado para estimular a produção de leite. Deite 1 colher de chá de funcho seco numa chávena de água a ferver. Deixe repousar durante 5 minutos. Coe e adoce. Pode adicionar uma pitada de gengibre se desejar.

Pó para pulgas

Misture e triture 1 chávena de arruda, absinto, rosmaninho, funcho e hortelã-pimenta. Quando as ervas estiverem reduzidas a pó, espalhe a mistura no pêlo do animal.

Fotos: Thinkstock

Livro “Remédios caseiros com plantas” de Jude C. Todd

Gostou deste artigo? Subscreva o nosso canal no Youtube e siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest.

Poderá Também Gostar