Cozinhar

Scones de mirtilo

scones

Começar o dia com o forno ligado e uma mesa posta e composta para o pequeno almoço é para mim a melhor forma de começar o dia. Mas, raramente isso é possível e deixo esses “acontecimentos” para datas mais especiais ou fins de semana vagarosos, em que há vontade e disponibilidade de começar assim o dia. Como ando vontade de uma manhã assim, sugiro estes scones, que se preparam rapidamente, para começar o dia. Ou, em alternativa, para um lanche delicioso ao final da tarde.

Ingredientes

Para 8 scones

(Adaptado de “Simple Honest Food” – Bill Granger, página 50)
(Chávena usada com 230ml de capacidade)

  • 2 chávenas de farinha
  • 6 colheres de sobremesa de açúcar
  • 1 colher de sobremesa de fermento
  • 100g de manteiga
  • 1/2 chávena de mirtilos (usei congelados)
  • 2 ovos + 1 para pincelar
  • 100ml de natas

Preparação

Misture a farinha com o açúcar, o fermento e uma pitada de sal até estarem misturados. Coloque depois no robot de cozinha e misture a manteiga fria e cortada em cubinhos, e misture tudo com o robot até estar ainda com alguns pedaços de manteiga mal misturados.

Coloque a mistura numa taça e acrescente agora os dois ovos batidos e as natas e misture rapidamente com uma colher, mas sem trabalhar a massa em demasia. Passe os mirtilos por um pouco de farinha e com as mãos misture-os à massa.

Coloque depois a massa numa superfície enfarinhada e forme um quadrado. Corte o quadrado em quartos e depois cada quarto ao meio na diagonal de modo a formar um triângulo.

Transfira os scones para um tabuleiro forrado com papel vegetal e pincele-os com o restante ovo batido. Leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 15 minutos. Sirva ainda mornos com manteiga.

Visite o blog da autora, As Minhas Receitas.  

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar