Varandas e Terraços

Sugestões para janelas floridas

Verbena.

 

Inspirada pelo projeto Eva Dream, e a sua missão de florir Portugal, deixo-vos aqui algumas sugestões de plantas floridas para que as vossas janelas se encham de cor.

Dicas

  1. Escolher floreiras adaptadas à sua janela ou varanda garantindo que ficam bem seguras, não correndo o risco de cair.
  2. Fazer uma boa drenagem dos vasos ou floreiras, colocando uma camada de leca (argila expandida) no fundo e escolhendo um substrato adequado ao tipo de planta que vai utilizar.
  3. Ao fim de dois anos convém substituir o substrato e replantar ou substituir as plantas (no caso de serem perenes) para garantir sempre as florações.

Plantas que gostam de sol

Alecrim-rasteiro (Rosmarinus officinalis prostratus)

Arbusto de folha persistente, resistente à secura e ar do mar. Com uma floração roxa que se prolonga pela primavera, verão e outono. Pode plantar em qualquer época do ano, utilizando substrato para aromáticas. Necessita poda após a floração.

Lantanas.

 

Lantana Lantana montevidensis

Herbácea perene de folha persistente, resistente à secura. Com uma floração roxa, amarela ou branca que se prolonga pela primavera, verão e outono. Pode plantar em qualquer época do ano utilizando substrato para aromáticas ou para plantas com flor. Necessita poda após a floração.

Onze-horas Portulaca sp

Herbácea anual suculenta, resistente à secura, com floração exuberante de todas as cores na primavera e verão. Deverá ser retirada da floreira no outono pois é anual e aí cumpre o seu ciclo de vida. Plantar no final da primavera ou verão utilizando substrato para aromáticas ou para plantas com flor.

Petúnias.

 

Petunia Petunia sp

Herbácea anual, gosta do solo sempre húmido. Não gosta de zonas ventosas. Tem uma floração de cores variadas como azul, branca, encarnada, cor-de-rosa, amarela, cor-de-laranja, etc desde meados da primavera até ao final do verão. Plantar na primavera ou no verão utilizando substrato para plantas com flor.

Sardinheira Pelargonium peltatum

Herbácea perene resistente ao calor, à secura e ao vento. Floração encarnada, amarela, branca, roxa, cor-de-rosa, etc durante todo o ano. Pode podar a seguir à floração. Plantar em qualquer época do ano usando substrato universal ou para plantas com flor.

Urze Calluna sp

Herbácea perene, gosta de solos ricos e ácidos, regar regularmente sem encharcar. Floração roxa, encarnada, branca ou cor-de-rosa no outono e inverno. Plantar no final do verão com substrato para plantas acidófilas.

Verbena Verbena repens

Herbácea perene, resistente ao sol e ao vento, necessita de regas frequentes no verão. Floração cor-de-rosa, roxa, encarnada, branca, etc ao longo de quase todo o ano. Convém ir podando regularmente pois cresce muito, remova as flores secas. Plantar em qualquer época do ano com substrato para aromáticas ou para plantas com flor.

Plantas que gostam de sombra/meia sombra

Alegria-do-lar Impatiens balsamina

Herbácea perene/vivaz, gosta de solos sempre húmidos sem estarem encharcados. Floração cor-de-rosa branca, encarnada, durante todo o ano. Plantar em qualquer época do ano, desde que não esteja exposta a sol direto, utilizar substrato para plantas com flor e fertilizar duas a três vezes por ano com húmus de minhoca. Podar regularmente para controlar o tamanho.

Cíclames.

 

Cíclame (Cyclamen persicum)

Herbácea perene/vivaz, gosta de solos sempre húmidos sem estarem encharcados. Floração cor-de-rosa, branca, encarnada, no outono, inverno e primavera. Plantar em qualquer época do ano, desde que não esteja exposto a sol direto muitas horas por dia, utilizar substrato para plantas com flor e fertilizar duas a três vezes por ano com húmus de minhoca.

Brincos-de-princesa (Fuschia sp)

Herbácea perene, gosta de solos sempre húmidos sem estarem encharcados. Floração cor-de-rosa, branca, encarnada, na primavera e verão. Plantar em qualquer época do ano, desde que não esteja exposta a sol direto, utilizar substrato para plantas com flor e fertilizar duas a três vezes por ano com húmus de minhoca. Podar a seguir à floração para controlar o tamanho.

Fotos: Thinkstock

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar