Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 13 a 19 de agosto

 

Mais uma semana de calor e verão onde muitas são as tarefas que poderá fazer: semear, plantar, colher e combater pragas e doenças. Aproveite bem até ao final todas as suas produções. Veja tudo o que há para fazer de 13 a 19 de agosto.

Couves-de-Bruxelas.

 

Semear e plantar folhas no dia 13

Esta é a época para começar a fazer as suas sementeiras de couves para o outono e inverno. Semeie em tabuleiros couve-coração, couve-lombarda, couve-portuguesa, couves-de-Bruxelas, etc. Todas estas couves são indispensáveis para uma alimentação saudável e rica em fibras.

Laranjeira.

 

Segundo o calendário lunar dia 14 é o ideal para plantar e semear frutos

Os citrinos são indispensáveis todo o ano, pode aproveitar e plantar algumas laranjeiras (a navelina é doce e deliciosa), limoeiros, limas e tangerinas também são uma boa opção.

Gengibre.

 

Os dias 15, 16 e 17 são os ideais para semear e plantar raízes

Pode semear o aromático aipo, cenouras ou pastinacas, deliciosamente saudáveis, e pode plantar um gengibre num vaso para ter sempre à mão esta raiz tão saudável, de tão versátil utilização e com tantas propriedades medicinais.

Prímulas.

 

Semear e plantar flores nos dias 18 e 19

Está na hora de começar a planear as suas sementeiras de flores de época de outono-inverno. Semeie em tabuleiros amores-perfeitos, prímulas e margaridas-inglesas. Quando tiverem 10 cm de altura e 4 a 5 folhas definitivas pode transplantá-las para o local definitivo ou para floreiras ou vasos maiores.

Tomate.

 

É tempo de colheitas

Agosto continua a ser um fantástico mês de colheitas de frutas, legumes e plantas aromáticas. É tempo de aproveitar tudo o que tem produzido. Não há nada como comer a fruta e os legumes da época: tomate, pimento, morangos, curgetes, beringelas, melão e melancia, de tudo um pouco há para colher este mês.  Aproveite o excesso de produção para secar ou congelar, fazer pickles, compotas e conservas caseiras. Os dias ideais para fazer as colheitas são 15, 16 e 17.

Mondar ervas daninhas.

 

Combater pragas e eliminar infestantes

Nesta época, com o calor e a humidade das regas mais intensas, as pragas e as doenças atacam em grande escala. Por isso, temos que estar sempre atentos e combater os ataques atempadamente. Em relação às plantas infestantes não lhes podemos dar descanso. De preferência devemos usar métodos biológicos e sustentáveis, pela nossa saúde e pela saúde do planeta.

Fotos: Pixabay

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar