Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 30 de julho a 6 de agosto

Termina o mês de julho e inicia-se o mês de agosto. Com ele continuam as temperaturas altas e a necessidade de se estar sempre com atenção às regas, principalmente nas culturas hortícolas, algumas árvores de fruto e flores de época que normalmente são mais sensíveis à secura. Não descure as regas das suas plantas de interior, bem como a pulverização com água das suas folhas nos dias mais quentes e secos.

Funcho.

O dias 30 é bom para semear e plantar raízes 

Há raízes comestíveis muito saborosas e com grandes propriedades nutritivas e até medicinais, é o caso do funcho, que podem ser consumidas as folhas, as sementes e a raiz. São muitas as propriedades medicinais do funcho: antiespasmódico, antirreumático, antibiótico, expetorante e relaxante muscular entre outras. O aipo é outra planta cuja raiz é deliciosa e se consome crua, cozida ou assada. Um excelente aliado da alimentação saudável e da perda de peso, com muitas propriedades medicinais tais como: diurético, desintoxicante, anti-stress, rico em vitamina K, atenuador de problemas gastrointestinais.

Arbusto-das-borboletas.

O dia 31 é o ideal para semear e plantar flores

Nesta época do ano em que se passa mais tempo lá fora, principalmente à noite. Porque não plantar no seu jardim plantas que sejam muito aromáticas e nos dêem uma outra dimensão ao espaço à noite? O aroma é fundamental e indispensável em qualquer jardim. Plante dama-da-noite (Cestrum nocturnum), arbusto-das-das borboletas (Buddleja dawidii) ou laranjeira-do-méxico (Choysia ternata).

Espinafres.

Semear e plantar folhas nos dias 1, 2 e 3

Quanto mais legumes verdes introduzirmos na nossa alimentação, melhor para a nossa saúde. Uma forma de consumirmos mais vegetais na alimentação é produzi-los na horta, no jardim ou até na varanda. Os espinafres, os agriões, as acelgas e todos os tipos de alface são indispensáveis. Semeie regularmente para ter sempre à mão, quem semeia colhe!

Alcaparras.

Semear e plantar frutos nos dias 4 e 5

Muitos são os frutos que pode introduzir no seu jardim, horta, pomar ou varanda. Porque não experimentar cultivar alcaparras? Um fruto tão mediterrânico e delicioso como a azeitona. Gosta de zonas quentes e secas. Os quiabos também são uma excelente opção para quem gosta de comida africana e brasileira, pode até cultivá-los em vaso. Gostam de muitas horas de sol direto e de substrato rico em matéria orgânica.

Pêras.

No final de julho e início de agosto há muito para colher

No dia 30 pode aproveitar para colher fruta da época como melão, meloa, melancia, pêssegos, ameixas e as pêras. Curgete, tomate, pimento e piripiri estão prontos a ser colhidos e consumidos.

Fotos: Pixabay

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar