Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 9 a 15 de julho

Nesta época do ano, com os dias grandes e temperaturas elevadas, temos de regar a maior parte das plantas diariamente para que não se ressintam com o calor. As regas devem ser feitas de manhã, preferencialmente, para que as plantas tenham tempo de secar durante o dia e não sofram tanto de ataques de pragas e doenças. Se os dias forem mesmo muito quentes poderemos ter de reforçar a rega ao final do dia, principalmente no caso das hortícolas e das aromáticas mais sensíveis.

Deve fertilizar as culturas hortícolas para garantir uma boa produção até ao final da época.

Limoeiro-mão-de-Buda.

No dia 9 semeie e plante frutos

Os citrinos são indispensáveis no pomar ou no jardim. Plante laranjeiras, tangerineiras e o original limoeiro-mão-de-Buda. Os chineses plantam-nos no ano novo chinês pois acreditam que dá sorte à família. Os frutos não são muito sumarentos, utiliza-se essencialmente a raspa da casca que é muito aromática e tem propriedades medicinais.

9 a 15 de julho

Microgreens de rabanete.

 

Os dias 10, 11 e 12  são os ideais para semear e plantar raízes

Muitas raízes são indispensáveis na nossa alimentação. O ruibarbo, embora não seja vulgarmente utilizado em Portugal, é delicioso e pode dar um toque original a alguns dos seus pratos. Delicioso em sobremesas e bebidas de verão. Os rabanetes são fáceis de semear e muito rápidos a germinar. Pode ainda utilizar as suas folhas, muito tenras, para aromatizar saladas e massas.

Begónias “waterfall”.

 

Semear e plantar flores nos dias 13 e 14

As flores não podem nunca faltar no jardim, varanda ou terraço. Para poupar dinheiro no outono comece já a fazer as suas sementeiras de flores de época de outono/inverno. Pode semear já em tabuleiros ou alvéolos; amores-perfeitos, prímulas ou cravos-túnicos. Se quiser dar um toque de cor às zonas e sombra do seu jardim pode plantar umas begónias waterfall, com uma floração exuberante que se prolonga até ao final do verão.

Segurelha.

Semear e plantar folhas no dia 15

São a muitas as plantas de folha que se podem semear e plantar, aposte nesta época nas aromáticas que vai consumir todo o ano: hortelã, manjericão, cebolinho e segurelha por exemplo. Os seus cozinhados vão ficar mais saudáveis e aromáticos.

Espargos.

Estamos em plena época de colheitas

Muitas são as hortícolas, aromáticas, frutos e flores de cor que pode colher nesta altura. Aproveite os dias 10, 11 e 12 para o fazer. É tempo de colher: curgetes, beringelas, tomate, alho-francês, espargos, etc.

Fotos: Thinkstock

Leia também: Calendário lunar de julho

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar