Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 1 a 7 de abril

A chuva foi embora na semana passada mas agora voltou, no entanto a primavera está em pleno, as temperaturas subiram os dias estão maiores e está na hora de dedicar mais algum tempo e trabalho ao seu jardim, horta, varanda ou terraço. Semear, plantar, transplantar, limpar e podar são tarefas que deve fazer com mais frequência para ter sucesso no seu jardim. Rodeie-se das plantas de que mais gosta e tudo fica mais simples.

Nos dias 1 e 2 plante e semeie raízes

A cebola é indispensável na sua horta,  jardim ou mesmo em floreira desde que esta seja profunda (30-40 cm), para garantir o seu bom desenvolvimento radicular. A cebola é absolutamente indispensável culinária portuguesa e cultiva-las é de facto muito simples.  Originária do centro da Ásia e do Médio Oriente, é cultivada há mais de 5.000 anos, o seu nome cientifico é Allium cepa.

Há uma grande variedade de cebolas, brancas, amarelas ou roxas, estas última são mais adocicadas.

Variedade de cebolas

Condições de cultivo

Para se desenvolverem em boas condições as cebolas gostam de zonas com muito sol, um solo com o ph entre 6-6,8, rico em matéria orgânica e sem pedras. Deve sempre fertilizar com adubo orgânico quando da plantação, para garantir que as cebolas têm os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento

Pode fazer já a sua sementeira de cebolas em local protegido, pois não toleram bem as geadas. Semeie em tabuleiros ou em estufa, e mais tarde transplante para o exterior (quando tiverem mais ou menos 10 cm de altura), plante-as a 50 cm umas das outras. Pode optar por comprar pré-plântulas (compram-se em mercados, viveiros, etc em cuvetes e são muito baratas), neste caso só as deve plantar mais tarde, quando não houver perigo de geadas. A colheita deve ser feita 5 meses a seguir à sementeira.

Propriedades medicinais da cebola

As cebolas são muito ricas em enxofre, vitaminas A e B e minerais, também previnem uma série de tipos de cancro e combatem as doenças cardiovasculares.

Plantar roseiras

No dia 3 plante e semeie flores e arbustos

As roseiras são das plantas mais amadas pelos amantes de jardins e de jardinagem, há quem faça coleções e quem seja obcecado por ter sempre mais uma variedade, cor ou aroma. São plantas fascinantes, resistentes e que grande parte delas têm ainda a grande vantagem de ser muito perfumadas. São de folha caduca e gostam de muito sol (pelo menos 5 a 6 horas de sol direto por dia), pouco vento, um solo com pH 6,5-7, bem drenado e rico em matéria orgânica.

Neste momento há uma grande disponibilidade de roseiras nos centros de jardinagem, algumas delas com um porte grande, completamente formadas e cheias de flor. As trepadeiras são as mais resistentes, aromáticas e indispensáveis para ter no jardim, varanda ou terraço.

Roseiras trepadeiras

No caso das roseiras trepadeiras faça uma cova de plantação de 40 cm de largura e profundidade e coloque no fundo da cova composto se tiver ou húmus de minhoca, deixe-as afastadas 1 metro uma das outras.

Propriedades medicinais e benefícios das rosas

A infusão de pétalas de rosa pode ser usada para limpar a pele (a famosa água de rosas) ou pode ser bebida quente ou fria sendo calmante, laxante, anti-inflamatória e depurativa.

Chicória

Nos dias 4, 5 e 6 plante e semeie folhas

A chicória é um herbácea anual da família das alfaces, muito apreciada na culinária francesa, em variados pratos como saladas, sopas e molhos. Tem um sabor amargo, que se intensifica tanto mais quanto maior forem as horas diárias de exposição solar.

Para as cultivar com sucesso deve ter um solo bem drenado, rico em matéria orgânica, temperaturas entre 14-16 ºC, sol direto e regas regulares sem encharcar. Pode semear em tabuleiro ou diretamente no local definitivo, também pode ser facilmente cultivadas em vasos ou floreiras de tamanho grande.

Deve ter o cuidado de mondar regularmente para evitar que as infestantes entrem em competição com as chicórias. A colheita é feita 50-100 dias após a sementeira.

Propriedades medicinais da chicória

São plantas muito ricas em vitamina A, complexo B, C e D bem como em cálcio, ferro e fósforo. Têm propriedades diuréticas, depurativas e laxativas.

Dica

Para que as chicórias não fiquem tão amargas pode priva-las de sol durante 15 dias antes da colheita. Tape o centro da planta com um tela, uma vaso ou um prato, se for em vaso coloque num local escuro.

Ameixeira

No dia 7 plante e semeie frutos

Nesta época são muitas as árvores de fruto que ainda pode plantar. As ameixeiras são fáceis de cultivar, resistentes e têm a grande vantagem de ter uma floração exuberante no inverno.

Faça uma boa cova de plantação (50x 50 cm) ou plante num vaso de 50 cm de diâmetro, fertilize a cova com húmus de minhoca ou fertilizante orgânico para árvores de fruto.

Propriedades medicinais da ameixa

Uma fruta rica em potássio cujo consumo regular contribui para um bom funcionamento da massa muscular.

Ajuda a reduzir o nível de açúcar do sangue. Antioxidante natural que protege o organimos em geral do envelhecimento e que previne de uma séries de tipos de cancro bem como doeças cardíacas.

Consumidas regularmente regulam o funcionamento intestinal, é excelente medicamento natural contra a obstipação e problemas intestinais.

Fotos: Thinkstock

Leia também: Calendário lunar de abril

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar