Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 10 a 16 de setembro

Os dias voltaram as estar quentes, logo não deve descuidar as regas e o tratamento das pragas e doenças. Esta é a época certa para começar ou continuar com as sementeiras de todas as hortícolas que vai querer consumir no outono e no inverno, faça já sementeiras de couves, saladas e aromáticas. Para que o seu jardim ou varanda estejam floridos na próxima estação plante flores com floração outonal. Veja tudo o que há para fazer de 10 a 16 de setembro.

Semear e plantar frutos nos dias 10 e 11

Romãzeira.

Não são muitos os frutos que possa semear agora, mas pode plantar algumas árvores de fruto para que se desenvolvam das próximas estações e para que no próximo ano estejam em produção. Se conseguir arranjar em feiras e mercados árvores de fruto de raiz nua plante-as já. Tenha o cuidado de fazer uma cova de plantação grande e de colocar composto ou fertilizante no fundo da cova. As pereiras, amendoeiras ou romãzeira podem ser boas opções.

Semear e plantar raízes nos dias 12 e 13

Batatas.

As raízes são muito ricas e indispensáveis em qualquer tipo de alimentação, semeie já rabanetes e beterraba em local definitivo para que se desenvolvam para ainda os consumir no outono. Está também na altura de semear batatas, pode até semeá-las em vasos próprios para o efeito e que facilitam a sua colheita.

Semear e plantar flores nos dias 14 e 15

Cíclamenes.

Muitas são as flores de outono que pode plantar já. Os crisântemos são indispensáveis em qualquer jardim , varanda ou terraço. Nesta altura há uma enorme variedade de cores no mercado, cor-de-rosa, em tons de ferrugem, brancos ou roxos, para todos os gostos. Os ásteres também são uma boa opção, que garante um longo período de floração e pouca manutenção. Os cíclamenes são uma das minhas flores favoritas para ter no jardim, na varanda e até em casa, dão cor durante o outono e inverno. Gosto especialmente dos cor-de-rosa e dos brancos, preferem estar na meia sombra do que ao sol direto.

No dia 16 pode  semear e plantar folhas

Couves.

Se quer ter couves para o Natal o melhor é semeá-las já ! Pode semear de tudo um pouco, couve-flor, couve-portuguesa, couve-lombarda, couves-de-bruxelas, etc. Semeie também as aromáticas básicas como a salsa, coentros e manjericão para que nunca lhe faltem.

Dias 12 e 13 são os ideias para fazer colheitas

Maçãs.

Está na época de colher peras, maçãs, amoras e figos e também ainda há muito tomate, pimentos, curgete e pepino. Aproveite e se tiver excesso de produção conserve, congelando, secando ou transformado.

Fotos: Pixabay

Leia também: Calendário lunar de setembro

 

Poderá Também Gostar