Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 12 a 18 de novembro

Com a chegada do São Martinho, o tempo finalmente ficou mais frio, mas o sol continua a brilhar. Os dias ainda são amenos mas as noites começam a ser mais frias. Nas zonas onde o frio se faz sentir mais intensamente convém proteger algumas plantas mais sensíveis, colocando-lhes casca de pinheiro, palha ou estilha de madeira junto aos pés. Em alguns casos poderá mesmo fazer alguns abrigos. Esta é uma semana especialmente indicada para combater pragas e infestantes – está mais frio mas tem de lhes dar bastante atenção para que não ataquem as suas plantas. Também começa a época das podas.

Colheita de maçãs.

Nos dias 12 e 13 semear e frutos

Esta é uma boa época para comprar árvores de fruto para que o seu jardim ou pomar sejam mais produtivos. As pereiras e as macieiras de várias variedades podem ser uma boa opção. Sempre que possível compre variedades tradicionais e completamente diferentes das que encontra nos supermercados e mercearias. Não se esqueça de fazer uma boa cova de plantação e de lhe juntar estrume, composto ou fertilizante para garantir que a árvore tem alimento quando se começar a desenvolver.

Beterrabas.

No dias 14, 15 e 16 pode semear plantas de raiz

Há hortícolas que são absolutamente indispensáveis, na horta e na mesa. A cebola é uma delas, impensável a culinária portuguesa sem a cebola que além do mais é muito saudável, favorece a circulação sanguínea, previne o envelhecimento das veias e artérias e ajuda a reduzir o colesterol, entre outras propriedades. A beterraba é deliciosa, fácil de cultivar e pode dar um toque diferente aos seus pratos de legumes, sopas e saladas.

Prótea.

Nos dias 16 e 17 deve semear e plantar flores e arbustos

No outono é a época ideal para plantar as suas próteas, estas plantas exóticas e maravilhosas originárias da África do Sul e da Austrália. Desenvolvem-se bem na maior parte dos sítios embora prefiram solos ligeiramente ácidos e não tolerem a fertilização com fósforo. Necessitam pouca rega e dão flor apenas uma vez por ano, na primavera ou no outono consoante a variedade. Pode também cultiva-las em vaso desde que tenha um recipiente com 40 cm de profundidade para que as raízes se desenvolvam em condições. Pode colocar-lhes casca de pinheiro para conservar a humidade e evitar o aparecimento de infestantes.

Planta com afídios.

Os dias 15, 16, 17 e 18 são os ideais para combater infestantes e pragas

Embora as temperaturas estejam mais baixas as pragas andam por aí e convém aproveitar esta época para limpar as suas plantas, quer as de folha caduca, quer as de folha persistente para evitar algumas dessas pragas. Quando as pragas já estão eminentes tente combatê-las com receitas caseiras ou produtos bio, desta forma melhora a resistência das plantas e protege o ambiente e a sua saúde.

Fotos: Pixabay

Gostou deste artigo? Siga a Jardins no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar