Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 13 a 19 de maio

A primavera está no seu auge e muito há para fazer na horta, no jardim e na varanda ou terraço. Semear, plantar, transplantar, regar, podar, tutorar e tratar uma série de pragas e doenças que aparecem nesta época do ano por causa do aumento das temperaturas e da humidade existente por causa do aumento das regas.

13 a 19 de maio

Pimentos

No dia 13, 14 e 15  plante e semeie frutos

O pimento é dos frutos mais versáteis que pode ter na sua horta, ou na sua varanda. Pode escolher uma série de variedades consoante as suas preferências, pode optar pelos verdes, encarnados, amarelos ou cor de laranja. Se os cultivar em vaso, coloque apenas um por vaso que deve ter pelo menos 40 cm de profundidade para que as raízes se desenvolvam em boas condições.

Condições de cultivo

Necessita de muitas horas de sol e calor, as temperaturas ideais para o seu desenvolvimento são 21-23 ºC. Dá-se bem em todo o tipo de solo, sendo apenas de evitar argilosos por uma questão de drenagem uma vez que o pimento não aguenta encharcamento.

Nesta época pode transplantar para a sua horta ou jardim, deixando um afastamento de 50-60 cm entre plantas e de 60-70 cm entre linhas. Quando fizer a cova de plantação pode juntar composto ou húmus de minhoca. Necessita de regas regulares. Convém colher os frutos maduros à medida das suas necessidades.

Propriedades medicinais e benefícios do pimento

É um alimento indicado para dietas pois é muito rico em nutrientes e tem muito poucas calorias, apenas 20 kcal/100 g. O pimento é rico em Vitamina C e E, betacaroteno, carotenoides. É um alimento que faz bem ao coração, aos olhos e ao estômago.

Rabanetes

Nos dias 16 e 17 plante e semeie raízes

Um legume muito fácil e rápido de cultivar, semeia-se e germina muito rapidamente. Há rabanetes de várias formas, cores e tamanhos, uns mais picantes que os outros mas todos frescos e deliciosos.

Condições de cultivo

Gostam de zonas com muito sol, solos férteis e leves e necessita de regas regulares. Pode semear em local definitivo abrindo pequenos sulcos e enterrando ligeiramente as sementes. Para ter rabanetes durante um maior período de tempo faça um escalonamento da sementeira deixando um intervalo de 15 dias a 3 semanas entre cada sementeira.

Propriedades medicinais e benefícios dos rabanetes

Alimento indicado para dietas de baixas calorias. Ajuda no combate à icterícia, tem um grande poder diurético o que ajuda no combate a infeções do sistema urinário. É um bom depurativo do organismo em geral e dos rins em especial. Rico em antioxidantes, previne doenças cardio vasculares. Rico em fibras, alivia a prisão de ventre e outros problemas intestinais.

Petúnias

Nos dias 18 e 19 plante e semeie flores

São sem dúvida as flores mais bonitas para celebrar a primavera. Há de várias cores e  tamanhos. A Petunia surfinia com os seus ramos pendentes é excelente para cestos suspensos, floreiras de janela e outras e a Petunia grandiflora é a indicada para utilizar para fazer bordaduras floridas no seu jardim ou para plantar em canteiros ou floreiras grandes. São plantas anuais cuja floração irá durar até ao outono.

Veja também: Vídeo: Como fazer uma floreira de petúnias

Condições de cultivo de petúnias

São plantas que gostam de sol direto, de substrato rico em matéria orgânica, pode usar um especialmente indicado para plantas com flor. Necessitam de regas regulares não aguentando a secura mas também não gostam de solos encharcados. Deve ir removendo as flores velhas para estimular novas forações.

Míldio

Nos dias 14, 15, 16, 17 e 18 combata pragas, doenças e plantas infestantes

Esta é por excelência a época em que as pragas e as doenças atacam a toda a hora, ainda há muita humidade no ar e as temperaturas subiram. Devem estar atentos a qualquer alteração das vossas plantas, pintas, manchas, furos, etc. Pode ser sinal de que as vossas plantas estão a ser alvo de algum ataque indesejado.

Pulgões

Para combater as cochonilhas, pulgões, etc pode usar uma mistura caseira constituída por 1 l de água, duas colheres de sopa de detergente da loiça amarelo e uma colher de sopa de álcool. Pulverize bem as plantas afetadas e as que estão à volta. O chorume de urtiga é também um bom aliado para o combate ao oídio, míldio, pulgões e ácaros. Tenha em especial atenção as suas roseiras, hortícolas e árvores de fruto.

Fotos: Thinkstock

Leia também: Calendário lunar de maio

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar