Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 15 a 21 de outubro

Parece que finalmente as temperaturas vão começar a descer e que vem aí alguma chuva que tanta falta nos faz para as plantações e sementeiras outonais. Esta vai ser uma semana especialmente produtiva pois são muitos os dias bons para plantar ou semear, principalmente plantas de raiz e de folhas.

Está também na época de começar a pensar em plantar bolbos. Com as primeiras chuvas e a descida das temperaturas, atenção ao controlo das infestantes e das pragas e doenças, principalmente em plantas acabadas de plantar ou em sementeiras recentes. Continue a ler para saber o que fazer de 15 a 21 de outubro.

Morangueiros.

Nos dias 15 e 16 pode semear e plantar frutos

Esta é a época certa para começar a levantar os seus morangueiros, fazer a divisão por tufos e voltar a plantá-los. Assim vai garantir os primeiros morangos da estação. Pode plantar morangueiros na horta, no jardim, ou em vaso.

Alhos.

Semear e plantar raízes e folhas nos dias 16, 17, 18, 19 e 20

Estes dias são excelentes para plantar os seus alhos e as suas cebolas, duas presenças indispensáveis em grande parta da culinária nacional. Além disso são duas opções de cultivo fáceis e que produzem muito.

Manjerona.

Semear aromáticas

Tire um dia e faça as sementeiras de uma série de plantas aromáticas indispensáveis como : manjericão, salsa, segurelha e manjerona, assim não vai ter de se preocupar durante muito tempo. Faça as sementeiras em tabuleiro, em vaso ou lo local definitivo. Tenha o cuidado de as regar diariamente até à germinação pulverizando.

Anémonas.

Semear e plantar flores no dia 21

Parece que finalmente as temperaturas vão baixar e que vai começar a chover, está na hora de plantar os seus bolbos, indispensáveis para um final do inverno e início da primavera floridos. Para ter mais sucesso com a sua germinação, pode colocar os bolbos (principalmente os das tulipas) uma semana no congelador antes de os plantar. Ao escolher os bolbos tenha em atenção se estão intactos, rijos, sem manchas e bolores ou marcas de humidade. Se comprar bolbos embalados veja a data de validade, e quando foram embalados, muitos perdem a capacidade de germinação, quanto mais recentes melhor. Faça um escalonamento da plantação, de três em três semanas pelo menos, para depois ter também as florações desfasadas.

Comece por plantar tulipas, anémonas, crocos e gladíolos. Pode ser no canteiro, em vaso, em floreira, etc. Devem ser enterrados a um profundidade de o dobro do seu diâmetro.

Combater pragas e infestantes nos dias 16, 17, 18, 19, 20 e 21

Esta época do ano é fundamental para o controlo das pragas, doenças e infestantes nas suas culturas. Utilize sempre que possível métodos orgânicos que permitam o desenvolvimento saudável das suas plantas sem recurso a herbicidas e pesticidas que de alguma forma são nocivos para a saúde e para o ambiente.

Leia também: Calendário lunar de outubro

Fotos: Thinkstock

Gostou deste artigo? Siga a Jardins no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar