Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 16 a 21 de setembro

As temperaturas voltaram a subir e mesmo as noites voltaram a ficar mais quentes em quase todo o país. Há muitas tarefas para fazer na horta, no jardim, e até na varanda e no terraço. Remover as plantas que estão secas e danificadas do calor do verão, podar para que regenerem. Deve também fertilizar com húmus e minhoca ou composto. Pode aproveitar para começar a dividir algumas plantas que tenha já grandes como as suculentas, catos, etc. Poupa muito dinheiro se multiplicar as suas plantas.

Ruibardo

 Os dias 16 e 17 são os mais  favoráveis para semear e plantar folhas

Há plantas que fazem com que no inverno a sua horta esteja mais bonita, pois para além de manterem a folhagem, têm uma folhagem muito ornamental. O ruibarbo é uma dessas plantas que pode e deve semear ou plantar já.

Uma planta muito antiga e com muitas propriedades quer gastronómicas quer medicinais. Pode semear agora em tabuleiro. Se plantar deve deixar 90 cm de distancia entre linhas e entre plantas. Adapta-se a qualquer tipo de solo, desde que seja bem drenado e enriquecido em matéria orgânica.

Propriedades medicinais e gastronómicas do ruibarbo

É um estimulante do funcionamento do sistema digestivo. Muito usado em tartes, doces, compotas, sobremesas, e também em molhos e vinagretes.

Plantação de morangos

Os dias 18 e 19 são os ideias para semear e plantar frutos

Esta é uma boa altura para levantar da terra os seus pés de morangueiros e voltar a plantá-los e também uma boa altura para fazer sementeiras de morangos em tabuleiros.

São muito fáceis de cultivar pois necessitam de pouco altura de substrato, podem ser cultivados em floreiras ou vasos suspensos. As folhas e frutos não devem estar em contacto com a terra pois apodrecem, se estiverem no solo coloque palha ou casca de pinheiro.

Os morangos para se desenvolverem em condições necessitam de muita luz e algumas horas de sol direto por dia, nas zonas mais quentes convém protege-los nas horas mais quentes do sol direto. Gostam de substratos/solos bem drenados e ricos em matéria orgânica, com pH 5,5-6,5, devem ser regados regularmente sem encharcar. Quando se plantam deve ser deixada uma distancia entre plantas de 25-30 cm. A colheita deve ser feita quando os frutos estão maduros. Tenha o cuidado de escolher variedades que frutifiquem mais do que uma vez ao longo do ano.

Aquilo que nos normalmente pensamos que é o fruto é na realidade o recetáculo floral do morango, os frutos são os pontinhos brancos.

Propriedades medicinais e benefícios dos morangos

São frutos pouco calóricos e quando comidos frescos ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, são adequados para dietas de emagrecimento e também para diabéticos. É um antioxidante natural, promovendo a saúde ocular, é também um anti-inflamatório natural. Rico em vitaminas C e B6, em ácido fólico, ómega 3, fósforo, magnésio, manganês e ainda em potássio, um vasodilatador natural, o que torna um excelente aliado do coração.

Os dias 20 e 21 são os ideias para semear e plantar raízes

Há uma hortícola indispensável na horta, é o alho-francês. Pode semear-se tanto agora, final do verão como durante o inverno para que tenha a produção escalonada ao longo do ano. O ideal é semear em tabuleiros e transplantar mais tarde.

Alho-francês

Condições de cultivo

É uma planta que se adapta a qualquer tipo de clima, embora tenha preferência e se desenvolva mais em zonas com temperaturas amenas e com alguma humidade no ar. Se quer o alho-francês mais branco deve fazer a amontoa, caso contrário ficará mais verde. É uma cultura bastante resistente às baixas temperaturas, aguentando facilmente temperaturas negativas, daí ser uma cultura de outono e inverno. Semeie em tabuleiro e transplante quando tem cerca de 10-15 cm. Nessa altura deve cortar 1/3 do comprimento das raízes e das folhas , enterre cerca de 4 a 5 cm do alho. Deixe pelo menos 10-15 cm entre plantas, para que estas se desenvolvam em boas condições. Deve dar atenção especial às regas pois é uma planta que necessita de humidade constante. Pode fertilizar com chorume de urtigas ou de consolda ou com composto.

Propriedades medicinais e benefícios do alho-francês

O alho-francês é usado em dietas de emagrecimento pois é muito pouco calórico, apenas 61 kcal por 100 g. Rico em vitaminas A e C e em minerais como o potássio, cálcio, e fósforo. É também uma fonte natural de ácido fólico. Contribui para a prevenção dos acidentes cardio-vasculares bem como para a saúde do cérebro.

Suculentas

O dia 22 é o mais favorável para semear e plantar flores e arbustos

Hoje em dia com a crescente preocupação com a gestão da água, cada vez mais se introduzem nos jardins plantas com baixas necessidades hídricas. As plantas suculentas em geral e os catos em particular são plantas cada vez mais na moda e cada vez mais procuradas. São plantas muito resistentes, fáceis de plantar e de manter. Não são muito exigentes em tipo de solo (apenas que seja muito bem drenado, pois não toleram excesso de água), no caso de as plantar em vaso ou floreira deve garantir uma boa drenagem do vaso e utilizar um substrato adequado a este tipo de plantas.

Aloe vera

Escolha as que mais gostar desde catos como os Aloes ou as Agaves até suculentas como as Crassulas, Echeverias ou Sedum. Faça combinações de várias num mesmo vaso e o efeito vai ser muito bonito. Apenas necessitam de uma rega quinzenal e uma fertilização mensal nos meses de primavera e verão.

Fotos: GettyImages

Leia também: Calendário lunar de setembro

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar