Atualidade

Tarefas da semana: 16 a 22 de abril

Mais uma semana de primavera em que as temperaturas estão altas e não chove! Por esta razão, não pode descurar as regas das suas plantas. Dê uma atenção redobrada à rega das sementeiras e das plantas acabadas de colocar na terra. Muitas são as hortícolas, aromáticas e flores que pode e deve semear e plantar.

Saiba tudo o que deve fazer esta semana.

tarefas da semana: 19 a 22 de abril

Alface

Semear hortícolas de folha

Os dias 16 e 19 são os melhores para semear ou plantar as hortícolas de folha, escolha aquelas de que mais gosta ou que mais consome. Ter alface, espinafre ou rúcula sempre à mão dá muito jeito. Todas estas plantas se dão muito bem em vaso ou floreira, para tal utilize um substrato adequado a plantas hortícolas.

tarefas da semana: 16 a 22 de abril

Morangos.

Colheitas

Não há nada melhor do que colher o que semeou – morangos, rabanetes, curgetes, nabos. Segundo o calendário lunar os melhores dias para o fazer são 20 e 21. Atenção à forma como faz a colheita para não danificar as folhas, frutas e legumes.

Semear plantas de raiz

Tenha  em atenção que os dias 20 e 21 são os melhores para semear e plantar as plantas de raiz.  Prepare já as suas sementeiras ou plantações de beterraba, cenoura ou o delicioso ruibarbo usado em compotas e sobremesas. Tenha em atenção que esta planta gosta de zonas de sol mas também precisa de sombra, o ideal é uma zona orientada a nascente, é também uma planta muito ornamental com os seus caules encarnados.

Centáurea.

Semear e plantar flores de época

Não há primavera sem flores… Se não fez as suas sementeiras de flores é melhor faze-lo já. As centáureas e os cosmos são excelentes opções para ter um final de primavera e um verão cheios de cor. Dia 22 é a melhor data para executar esta tarefa. Semeie em tabuleiros para maior sucesso da sementeira.

Infestantes.

 

Combater pragas e plantas infestantes

Com o calor e aumento das regas as plantas infestantes dominam tudo e as pragas começam a aparecer – esteja atento para as combater logo no início. Dia 22, segundo o calendário lunar, é o dia ideal para fazer estas tarefas, que não sendo as mais agradáveis da jardinagem são das mais imprescindíveis.

Fotos: Pixabay

Poderá Também Gostar