Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 17 a 23 de junho

Finalmente o calor chegou e esperemos que tenha chegado para ficar. Esta é uma semana especialmente indicada para semear plantas de raiz, por isso aproveite e faça sementeiras de cenouras, nabos e rabanetes, que são muito fáceis de cultivar e muito versáteis. No verão as plantas com aromas fortes são indispensáveis e se quer ter o jardim, varanda ou terraço perfumados plante já um jasmim-estrelado, o seu aroma é único e inconfundível.

Alface

No dia 17 plante folhas

As alfaces são imprescindíveis em qualquer época do ano, especialmente no verão que são usadas como base em grande parte das saldadas, não é por acaso que os franceses chamam à alface, “salade”.

Pode escolher a(s) variedade(s) de que mais gostar e comece já a semear.

Condições de cultivo

Muito fácil de cultivar, tenha atenção e escolha as variedades de outono. Prefere solos ricos em matéria orgânica, sem excesso de humidade e com ph 6,5-7. Semeie em tabuleiros, faça um escalonamento com desfasamento de 15 dias entre sementeiras para ter alfaces durante um período mais longo. Transplante-as para local definitivo quando e tiverem 5 a 6 folhas definitivas. Plante-as com uma distancia de 35-40 cm entre plantas e entre linhas. Necessitam de regas regulares sem nunca encharcar.

Propriedades medicinais e benefícios da alface

Auxilia na perda de peso pois é rica em nutrientes e pobre em calorias. Muita rica em fibras o que auxilia a digestão, fortalece os ossos pois é rica em vitamina K e é um poderoso antioxidante que ilumina a pele pois é rica em vitamina C. É um bom indutor do sono pois tem um composto chamado letucarium que promove o relaxamento cerebral.

Lentilhas

Nos dias 18 e 19 plante ou semeie frutos

Uma leguminosa que é utilizada como alimento desde a pré-história e que agora voltou a estar na moda, e é hoje considerada indispensável na maior parte dos planos alimentares saudáveis. É uma pequena planta trepadeira com uma flor roxa e cuja vagem tem 2-3 sementes.

Condições de cultivo

Prefere solos ligeiros (argilo-calcários) ou arenosos, bem drenados com um pH 5,4-7,2, resiste bem à salinidade do solo. Prefere zonas com sol direto mas também aguenta meia sombra. Sementeira deve ser feita em local definitivo agora. Deve deixar-se uma distancia entre linhas de 10-30 cm e entre plantas de 20-30 cm. A colheita é feita 100-135 dias após a sementeira.

Propriedades medicinais e benefícios das lentilhas

Muito ricas em ferro, combatem a anemia, ricas em vitaminas do complexo B ajudam a combater o stress. Ricas em zinco, fósforo e potássio. Previne o aparecimento de cancro nos intestinos.

Beterraba

Nos dias 20 a 23 e 14 plante raízes

Esta é uma semana especialmente benéfica para semear e plantar raízes, aproveite e faça já sementeiras de vários tipos de cenouras e de nabos, assim não lhe vão faltar no final do verão e no outono. Estas duas hortícolas são  fáceis de cultivar e muito usadas na alimentação saudável, pois são  grande fonte de nutrientes, vitaminas e sais minerais.

A beterraba olerácea é a que cultivamos habitualmente, na maior parte das vezes é encarnada, mas há variedades amarelas, brancas e alaranjadas.

Esta é uma hortícola muito simples de cultivar , pode fazer a sementeira em tabuleiros e transplantar quando as plantas estão com 10 cm de altura. Devem ser plantadas em linhas afastadas 30 m e entre plantas 5-10 cm.

Condições de cultivo

Gostam de zonas com muita luz e algumas horas de sol direto, temperaturas entre os 10-24 ºC, solos profundos e bem drenados, atenção que não lhes pode faltar o boro para se desenvolverem em boas condições, o pH 6-7,5, regas regulares sem encharcar. A colheita deve ser feita 60-90 dias após a sementeira, não deixar atrasar para que as beterrabas não fiquem fibrosas.

Propriedades medicinais e benefícios da beterraba

Pode ser consumida fresca, cozida, assada ou grelhada. Os sumos são muito utilizados para desintoxicar e purificar o organismo.

É pouco calórica, rica em antioxidantes como os carotenoides e flavonoides, rica em minerais como o zinco, magnésio, fósforo, potássio e ferro. É uma fonte natural de vitamina A,B e C. Tem propriedades anti-inflamatórias, diuréticas, digestivas, desintoxicantes e purificadoras do sangue. Fortalece o sistema imunitário, estimula a produção de glóbulos vermelhos. Aumenta a concentração e a oxigenação do cérebro.

Diminui o risco de doenças cardiovasculares, previne problemas de fígado e baço. Estimula o crescimento do cabelo.

Fotos: GettyImages

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