Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 17 a 23 de setembro

Parece que as temperaturas vão baixar esta semana mas como não vai chover e pode estar vento não convém descurar as regas que nesta época ainda são necessárias principalmente nas plantações e sementeiras feitas recentemente. Esta semana atenção à prevenção e tratamento de pragas e doenças que nesta época do ano podem atacar prejudicando as várias culturas, os dias 17,18 e 19 são os ideias para fazer esta tarefa. Veja de seguida tudo o que há para fazer de 17 a 23 de setembro.

Estragão.

No dia 17 pode semear e plantar folhas

Uma sopa de nabiças ou de agrião sabe muito bem na estação mais fria que se aproxima, trate já de fazer a sementeira destas duas hortícolas deliciosas e tão ricas em vitaminas para que estes dois ingredientes nunca lhe faltem. O estragão é uma aromática indispensável no famoso molho bernaise por isso pode semeá-lo já. 

Aveleira.

Semear e plantar frutos nos dias 18 e 19

Esta é a época certa para plantar árvores de fruto como a aveleira (junto a linhas de água e zonas húmidas é o ideal), a produção de avelãs será uma enorme mais valia para o seu jardim ou pomar.  O dióspiro que tem a grande vantagem de ser um fruto que se colhe  no outono e que enfeita os jardins nos meses mais frios com os seus frutos cor de laranja.

Cenouras.

Semear e plantar raízes nos dias 20, 21, 22 e 23

As cenouras e os nabos são hortícolas de raiz indispensáveis em qualquer horta, está na hora de fazer as suas sementeiras para que nunca lhes falte. Muitos dos pratos da culinária tradicional portuguesa levam estes dois legumes tão ricos em vitaminas e fibras.

Verbenas.

Semear e plantar flores nos dia 24

Pode semear já as suas flores para no final do inverno as colocar no exterior. As lobélias azuis, verbenas de todas as cores e centáureas podem ser uma boa opção. Na jardinagem se programar as tarefas com antecedência poupa muito dinheiro e tem sempre muitas plantas disponíveis.

Uvas.

Dias 20 a 23 são os ideias para fazer colheitas

Está na época de começar a colher uvas. Ainda há peras, maçãs e amoras que se não consumir pode conservar em compotas. Também está na hora de começarem as gamboas e os marmelos e de iniciar a época de fazer marmelada.

Fotos: Pixabay

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar