Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 18 a 24 de junho

Mais uma semana de calor em que muito há para fazer na sua horta e no seu jardim. Com o calor que se faz sentir não descure as regas regulares de preferência de manhã cedo. Deve também ter uma atenção redobrada às infestantes que fazem concorrência às nossas culturas. Esteja sempre vigilante em relação às pragas e doenças que com o calor e as regas tendem a aparecer.

Semear e plantar frutos nos dias 18 e 19

Aproveite estes dias para introduzir novos frutos no seu jardim, horta ou pomar. Os kiwis são deliciosos, uma excelente fonte de vitamina C e produzem em grandes quantidades. Tenha em atenção que deve ser 5 ou 6 plantas fêmeas para cada planta macho. Devem ser conduzidos em pérgula ou latada. O maracujá é outro fruto maravilhoso, trepadeira muito resistente e de floração exuberante. Gosta de locais com uma grande exposição solar para que os frutos sejam doces e sumarentos.

Nos dias 20 e 21 deve semear e plantar raízes 

Este mês pode plantar os últimos tupinambos (ou alcachofra-de-jerusálem), são deliciosos e difíceis de encontrar, por isso uma excelente planta para cultivar na sua horta, numa zona com muito sol e com boa drenagem. Pode também semear nabos que são deliciosos em qualquer época do ano e muito fáceis de cultivar.

Amores-perfeitos.

Semear e plantar flores e arbustos nos dias 22 e 23

As flores são indispensáveis em qualquer estação, pode começar já a fazer as suas sementeiras de flores de época de outono, amores-perfeitos, ásteres, prímulas, etc. Para ar um toque tropical ao seu jardim ou ao seu terraço pode introduzir plantas mais tropicais, as estrelícias (quer as reginae quer as nicolai) são uma excelente opção.

Alecrim.

 Dia 24 é o ideal para semear e plantar folhas

Este é o dia para semear e plantar folhas. Com o calor e os grelhados de verão convém ter uma série de plantas aromáticas sempre à mão. Plante já salvas várias, alecrim, tomilhos, limão, serpão, etc e para as suas infusões de verão a lúcia-lima é absolutamente indispensável.

 

Fotos: Pixabay

Poderá Também Gostar