Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 18 a 24 de março

18 a 24 de março

Limpezas no jardim

A chuva parece que vai passar e a primavera finalmente chegou, muito há para fazer no jardim, na horta e no pomar. Deite mãos à obra pois com a chuva e com o aumento das temperaturas tudo se vai começar a desenvolver de forma muito rápida. Está na hora de fazer as sementeiras de hortícolas e aromáticas em geral. Plantar árvores e arbustos, trepadeiras e sebes. Aproveite este inicio de primavera para preparar o seu jardim para a próxima temporada. Limpar, fazer podas de arejamento, remover plantas e folhas velhas desta forma pode evitar o aparecimento de algumas pragas e doenças.

Agrião

Os dias 18 e 19 são os ideais para semear e plantar folhas

Uma planta deliciosa e fácil de cultivar, graças ao seu sabor picante é muito usada em saldas, sanduiches e entradas.

Condições de cultivo

Gosta de zonas com alguma sombra mas com luz, não tolera temperatura muito altas. Como é uma planta semi-aquática necessita de 5 a 10 cm de água. Pode plantá-la num vaso com terra e colocar dentro de um lago ou recipiente com água. Pode fazer sementeira direta ou plantação ( deixando 20 a 30 cm entre plantas. A colheita faz-se 60-80 dias após a sementeira.

Propriedades medicinais e benefícios do agrião

Uma hortícola muito nutritiva, rica em sais minerais e vitaminas. Um excelente tónico cerebral, estimulante do metabolismo, antisséptica, diurética, expetorante e afrodisíaca.

Damasqueiro

Nos dias 20 e 21 plante e semeie frutos

O damasqueiro é uma árvore muito fácil de cultivar e que pode ser introduzida até num pequeno jardim. É bastante decorativa e produz em bastante quantidade. É uma árvore que também se pode cultivar em vaso, desde que este tenha pelo menos 40 cm de altura e de diâmetro.

Condições de cultivo

Necessita de muitas horas de sol, regas regulares e fertilizações na primavera e no verão. Faça uma cova com o dobro do diâmetro do torrão e mais um pouco de profundidade. Adicione composto ou húmus de minhoca e plante, juntando a terra e calcando em volta. No inverno necessita de podas de frutificação.

Propriedades medicinais e benefícios do damasco

Fruto muito rico em vitamina A, favorece a visão e o sistema imunitário, potássio que ajuda na função muscular e no coração. Rico em ferro que combate a anemia e em fibras que são essências para o bom funcionamento intestinal. O damasco tem um fibra especial que é facilmente solúvel e entra rapidamente no sistema.

Nos dias 22, 23 e 24 plante e semeie raízes

A cebola é indispensável na culinária portuguesa e cultiva-las é de facto muito simples.  Originária do centro da Ásia e do Médio Oriente, é cultivada há mais de 5.000 anos, o seu nome cientifico é Allium cepa.

Há uma grande variedade de cebolas, brancas, amarelas ou roxas, estas última são mais adocicadas.

Condições de cultivo

Para se desenvolverem em boas condições as cebolas gostam de zonas com muito sol, um solo com o ph entre 6-6,8, rico em matéria orgânica e sem pedras. Deve sempre fertilizar com adubo orgânico quando da plantação, para garantir que as cebolas têm os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento.

Pode fazer já a sua sementeira de cebolas em local protegido, pois não toleram bem as geadas. Semeie em tabuleiros ou em estufa, e mais tarde transplante para o exterior (quando tiverem mais ou menos 10 cm de altura), plante-as a 50 cm umas das outras. Pode optar por comprar pré-plântulas (compram-se em mercados, viveiros, etc em cuvetes e são muito baratas), neste caso só as deve plantar mais tarde, quando não houver perigo de geadas.. A colheita deve ser feita 5 meses a seguir à sementeira.

Propriedades medicinais da cebola

As cebolas são muito ricas em enxofre, vitaminas A e B e minerais, também previnem uma série de tipos de cancro e combatem as doenças cardiovasculares.

Lagarta-do-pinheiro

Dias 18, 19 e 20 são os ideias para combater pragas e eliminar infestantes

Com a chuva e o aumento de temperaturas as plantas infestantes começam a despontar por todo o lado. Meta mãos à obra para as combater e garantir o sucesso das suas sementeiras e plantações.

Atenção que este ano vai ser especialmente mau para a processionária do pinheiro, a chuva e os incêndios fizeram com que a praga aumentasse de escala. Combata-a já antes que seja tarde.

Fotos: Thinkstock e Pixabay

Leia também: Calendário lunar de março

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar