Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 19 a 25 de novembro

Uma tarefa muito importante nesta época do ano é a poda, de árvores, arbustos, trepadeiras, etc. Também deve remover os restos de plantações de anuais de verão que ainda possam estar no terreno. Aproveite para colocar todos estes detritos verdes no compostor e desta forma simples e barata produzir o seu composto – um excelente fertilizante natural. Continue a ler e saiba tudo o que há para fazer de 19 a 25 de novembro.

Couve.

Nos dias 19 e 20 pode e deve semear plantas de folha

Todas as hortícolas de folhas verdes devem fazer parte da nossa alimentação diária, são fonte de vitaminas, sais minerais e fibras indispensáveis ao bom funcionamento do nosso organismo. As couves de todo o tipo desde a portuguesa, lombarda, coração, chinesa,  etc são uma forma saudável e deliciosa de ingerir nutrientes benéficos ao nosso corpo, experimente este ano cultivar as couves-de-bruxelas, deliciosas e originais. Pode semeá-las em tabuleiros e depois transplantá-las, ou pode comprar as pré-plântulas em cuvetes e plantá-las já em local definitivo. As couves são fáceis de cultivar em vaso, desde que este tenha pelo menos 40 cm de altura para permitir um bom desenvolvimento radicular.

Veja o vídeo: Plantar couves para o Natal

Lentilhas.

Nos dias 21, 22 e 23 pode semear leguminosas

As leguminosas devem fazer parte diariamente da nossa alimentação, para além de serem um hidrato de carbono saudável são uma fonte de energia e de proteína muito saudável. Está na hora de semear as suas lentilhas, planta muito antiga que é cultivada e consumida na alimentação humana desde a pré-história.

Deve semeá-las em covachos pequenos ou em regos, fertilizando-as com estrume ou vermicomposto. As lentilhas gostam de solos argilo-calcários, arenosos calcários, profundos e bem drenados, com pH entre 5,4-7,2, resistem bem em solos com alguma salinidade. É uma planta que gosta de muitas horas de sol por dia. Pode fazer a colheita 80-135 dias após a sementeira.

Alho-francês.

Nos dias 24 e 25 deve semear e plantar raízes

No inverno, as sopas sabem muito bem e são uma forma de ingerirmos mais legumes. O alho francês é daquelas hortícolas indispensável na base de grande parte das sopas, também é excelente salteado ou assado em conjunto com outros legumes. Para que a parte branca tenha uma dimensão grande convém plantá-los a uma profundidade de 30 cm. Para evitar o aparecimento de infestantes pode colocar um mulch orgânico como a casca ou estilha de pinheiro.

Planta com ferrugem.

Os dias 18, 18, 20 e 21 são os ideais para combater infestantes e pragas

Está na hora de fazer uma série de tratamentos fitossanitários quer às suas plantas ornamentais quer às frutícolas e hortícolas, para evitar o aparecimento de formas hibernantes de pragas. Faça uma vigilância fitossanitária apertada para evitar o alastramento de pragas e doenças que poderá combater de forma simples se apanhadas no início.

Fotos: Pixabay

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar