Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 22 a 28 de outubro

A chuva finalmente chegou e acalmou um pouco o calor que se fazia sentir. Assim, esta é a época ideal para plantar e semear grande número de coisas – árvores, arbustos, sebes, flores de época, hortícolas, prados e relvados. Segundo o calendário lunar, é uma semana especialmente boa para a sementeira e plantação de tudo o que queiramos que produza folhas. Prepare bem o terreno antes das plantações e sementeiras e não se esqueça que como diz o ditado: uma boa cava é sinónimo de uma boa rega. Ao cavar o solo, este fica mais fofo e a infiltração da água dá-se mais facilmente e em maior profundidade. Continue a ler e saiba tudo o que há para fazer de 22 a 28 de outubro.

Urzes.

 

No dia 22 deve semear e plantar flores

Começar a semana a plantar ou semear flores é uma excelente tarefa. Nesta época, se quer rapidamente ter flores e cores no seu jardim, pode optar por plantar azáleas, urzes ou crisântemos. Tenha em atenção que quer as urzes, quer as azáleas, são plantas acidófilas, que gostam de um substrato ligeiramente ácido. Quando as plantar, quer seja em vaso, quer seja no jardim, tenha o cuidado de lhes fornecer substrato adequado. Só assim elas se vão desenvolver com as florações exuberantes que se pretende.

Os crisântemos são por excelência as flores desta época, fazem vasos e floreiras lindos, bem como maciços no jardim. Gostam de muitas horas de sol e de um substrato rico em matéria orgânica e bem drenado e não aguentam excesso de água.

21 a 27 de maio

Combater pragas e infestantes no dia 22

Agora que a chuva chegou mas as temperaturas ainda são muito amenas, as pragas e doenças proliferam. Deve estar atento e observar as suas plantas para perceber se há alguma alteração, na forma, cor, textura, floração, etc. Quanto mais cedo atuar, maior será o sucesso no combate às pragas e doenças. Sempre que possível utilize métodos pouco agressivos e amigos do ambiente.

Combater as ervas daninhas vai ser uma constante sempre que chove, germinam e começam a invadir tudo, arranque-as pela raiz para garantir que não se propagam mais.

Couve-lombarda.

 

Nos dias 23, 24,25, 26 e 27 deve semear e plantar folhas

Nesta semana pode e deve semear ou plantar (de preferência pré-plântulas) de folha. As hortícolas de folha são indispensáveis a uma alimentação saudável. Agora estamos na época das couves: portuguesa, lombardo, repolho, coração, roxa, etc. Fáceis de plantar e de cuidar, plante-as já para ter couves para o Natal! Semeie em local definitivo espinafres, alface, chicória e rúcula – as suas saladas vão ficar deliciosas. Todas estas plantas desenvolvem-se bem em vaso, pode tê-las na sua varanda ou terraço.

Beterraba.

 

No dia 28 plante raízes

A beterraba é uma hortícola deliciosa e muito saudável e versátil, pode consumir-se crua, assada ou cozida, em entradas, pratos principais, sobremesas e bebidas. O radichio dá um toque diferente às suas saladas, para além de ter uma cor muito bonita.

Abóboras.

 

Dia 28 também é um dia bom para fazer as suas colheitas

Muitas são as hortícolas que se podem colher agora; estamos na época das romãs, das abóboras e dos marmelos. Está na hora de fazer doce de abóbora e marmelada para aproveitar as colheitas.

Fotos: Pixabay

Gostou deste artigo? Siga a Jardins no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar