Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 23 a 29 de abril

tarefas

Mirtilos.

Esta é uma semana muito importante para a execução de uma série de tarefas. Como tem um feriado pode aproveitar para fazer plantações e sementeiras. Também já começa a colher o que se semeou e essa é a parte mais gratificante da jardinagem.

Combater pragas e doenças e eliminar infestantes

Esta é uma semana especialmente favorável para o combate de pragas e doenças e para a eliminação de infestantes; segundo o calendário lunar, 23 a 27 são os dias ideais para fazer estas tarefas. Tenha atenção que na prevenção é que está o ganho, se observar bem as suas plantas consegue evitar que uma série de problemas se alastrem. Pelo menos uma vez por semana.

Bocas-de-lobo.


Semear e plantar flores de época

Não há primavera sem flores. Os dias 22 e 23 são os melhores para semear e plantar mais algumas. Pode semear goivos, bocas-de-lobo ou cinerárias, para um verão cheia de cor  e aroma. Pode também plantar algumas verbenas ou cravinas e garantir flores toda a estação.

Canónigos.


Semear hortícolas de folha

Os dias 24 e 25, 28 e 29  são os melhores para semear ou plantar as hortícolas de folha. São muitas as opções – porque não semear espinafres, agrião, mizuna ou canónigos, para que as suas saladas fiquem ainda mais saborosas e aromáticas?

Semear e plantar raizes

São muitas as plantas de raiz que usamos diariamente. A cenoura é uma delas; experimente semear também pastinaca para um sabor mais exclusivo. A chalota também é uma excelente opção, mais suave do que a cebola e mais gourmet. Os dias melhores para estas tarefas são 24 e 25.

Groselha.


Semear e plantar frutos

Esta é uma excelente época para experimentar plantar alguns frutos vermelhos – groselha, mirtilos ou framboesas são imprescindíveis para sobremesas e smoothies de verão. Escolha um local com com bastantes horas de sol; se os plantar em vaso, utilize um substrato adequado para pequenos frutos. Os dias 26 e 27 são os ideias para esta tarefa.

Colheitas

Quem semeia, colhe. Este é o melhor momento de quem cultiva – aproveite os dias 24 e 25 (ainda por cima um deles é feriado) para fazer as suas colheitas da época, frutos, hortícolas, aromáticas e até flores!

Fotos: Thinkstock

Poderá Também Gostar