Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 24 a 30 de dezembro

Os dias são mais frios e mais pequenos e são menos as tarefas de plantação e de sementeira que pode fazer. Está na hora de limpar as folhas secas, usando-as para cobrir os canteiros ou para fazer compostagem. E, como é inverno, está na hora de podar!

Estamos em plena época das podas, principalmente para as árvores e arbustos de folha caduca. As podas em geral devem ser feitas no inverno pois é nesta altura que as plantas diminuem a sua atividade. Assim, torna-se menos debilitante para elas serem podadas. A exceção é para as plantas que estejam agora em plena floração, essas só devem ser podadas no final da floração. O facto de as plantas não terem folhas facilita a observação da estrutura dos ramos, percebendo-se melhor onde se deve cortar ou não. Esta semana, que se inicia com o quarto crescente no dia 25, é especialmente indicada para podas de plantas em que se pretenda um crescimento vegetativo mais forte.

Cravos túnicos.

 

Nos dias 24 e 25 pode semear e plantar flores

A primavera florida começa já a preparar-se, se semear em tabuleiros flores de época como os cravos-túnicos e as lobélias. Em março pode transplantá-los para o exterior e poupar muito dinheiro em plantas. Pode fazer já as sementeiras utilizando substrato próprio para sementeiras e caixas da fruta ou de ovos como suporte, desta forma recicla as embalagens. Os cravos túnicos têm a vantagem de serem plantas muito úteis para afastar os insetos da horta e são flores comestíveis. As lobélias com o seu azul intenso são plantas extraordinárias para usar em floreiras, cestos suspensos ou canteiros.

Couves.

 

 Nos dias 26, 27 e 28 deve semear e plantar folhas

Nesta época do ano ainda não há muitas sementeiras que se possam fazer de hortícolas. As couves são um dos clássicos de inverno que pode continuar a semear para ter até ao final da estação e início da primavera. A couve-frisada pode ser uma excelente opção quer para ser comida fresca como cozinhada. A couve é um alimento muito rico em minerais como o cálcio, ferro e fósforo e também em vitaminas A, B e C. Excelente aliada do aparelho digestivo, do fígado, previne a prisão de ventre e a má disposição. É uma boa aliada no combate a ressacas e boa reguladora do funcionamento da tiróide.

Limões.

 

No dia 29 deve semear e plantar frutos

Continuamos na época áurea dos citrinos que, para além de estarem em plena produção, enfeitam os jardins e são muito saudáveis. O limão é talvez o citrino mais versátil de todos e aquele que quase diariamente utilizamos. Os benefícios de beber um copo de água com limão todas as manhãs são inúmeros. Regula o metabolismo, melhora o hálito, alivia as dores de dentes e as gengivites, ajuda a combater a hipertensão, limpa o sistema imunitário, equilibra o pH, previne constipações, regula o pH do organismo uma vez que é um alimento dos mais alcalinos.

Pode aproveitar e plantar um limoeiro no seu jardim, na varanda ou no terraço. Para plantar em vaso, escolha um grande (com 50 cm de diâmetro). Para que o limoeiro frutifique em condições deve ser fertilizado duas vezes por ano e podado a seguir à frutificação, apenas para remover os ramos secos, doentes, danificados, cruzados ou mal inseridos. O limoeiro precisa de pelo menos 5 a 6 horas de sol direto por dia e de regas regulares nos períodos mais secos do ano. A falta de água vai-se refletir negativamente na produção de frutos.

Aipo.

 

Nos dias 30 deve semear e plantar raízes

Pode semear aipo em local definitivo deixando um espaçamento entre plantas de cerca de 20-25 cm. Germina rapidamente e é muito fácil de cultivar. Todas as partes do aipo são comestíveis: caules, folhas e incluindo a raiz que é difícil encontrar à venda em Portugal, daí a importância de o cultivar. A raiz tem uma aparência feia mas, depois de se retirar a casca grossa, é um legume branco como o nabo. Tem sabor ligeiramente picante e pode ser consumido cru ou cozinhado. O aipo é um legume muito rico em vitamina K, importante para a saúde dos ossos, é também diurético (ajuda a perder peso), desintoxicante e regulador do cortisol.

Fotos: Pixabay, Unsplash

Poderá Também Gostar