Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 25 de junho a 1 de julho

Agora que o verão está em pleno, chegou a época de usufruir do seu jardim e das suas produções a 100%! Tudo está a crescer, a florir e a frutificar. Com o calor as pragas, as doenças e as infestantes também estão no seu auge. Não podemos descurar o seu combate, de preferência com métodos biológicos.

25 de junho a 1 de julho

Cenouras.

No dia 25 e 30 deve semear e plantar raízes 

Este mês pode semear cenouras pois são uma hortícola indispensável em qualquer época do ano. São saborosas cruas, cozidas ou assadas e tanto podem ser utilizadas em receitas de salgadas como doces. O rábano também pode ser semeado agora e embora seja mesmo utilizado pode dar um toque diferente à sua salada. 

Acelgas.

Dia 26 de junho 1 de julho são ideais para semear e plantar folhas

As hortícolas de folha são sempre indispensáveis na culinária. A variedade é muita e há plantas que pode estar sempre a semear para garantir o seu cultivo todo o ano. O agrião é uma delas. Com o seu sabor picante e fresco, é indispensável para as saladas e sanduíches de verão. As acelgas são maravilhosas, salteadas, na sopa ou cozidas. Não há culinária portuguesa sem salsa, ela está sempre presente, crua ou cozinhada, e é insubstituível.

25 de junho a 1 de julho

Pimento.

Semear e plantar frutos nos dias 28 e 29

Se não semeou a tempo e ainda não plantou frutos como o tomate, o pimento tradicional, verde, encarnado, cor de laranja ou amarelo,  ou o delicioso pimento-padron. Pode optar por comprar plantas adultas e plantá-las já, na horta, jardim ou mesmo varanda ou terraço. Não se esqueça que deve fertilizar regularmente nestes meses de maior produção, nunca lhes pode faltar com a rega. O tomate é indispensável no verão e os pimentos crus ou assados são deliciosos e únicos, para não falar dos padron “uns picam outros non”.

Combater pragas, doenças e infestantes

Embora devam estar sempre atentos ao que se passa, os dias ideias para “atacar” as pragas que infelizmente são muitas, desde lagartas, pulgões, piolhos, aranhiços, etc até às doenças que vão aparecendo. Muito há para fazer, observe atentamente as suas plantas e quanto mais cedo começar o combate, maior será o sucesso.

As infestantes são outra preocupação principalmente quando concorrem com plantas mais pequenas e frágeis, não se lhes pode dar descanso!

Combater infestantes

Combater pragas com pulverização de inseticida caseiro. Receita: 1 l de água + 1 tampa de detergende amarelo da loiça + uma colher de sopa de álcool.

Fotos: Pixabay

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar