Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 26 de novembro a 1 de dezembro

Parece que finalmente a chuva chegou à maior parte das zonas do país, tanta falta fazia e para bem da agricultura, das florestas e dos jardins é bom que se mantenha por uns largos dias. Muito há para fazer nesta ápoca, principalmente no que diz respeito a cavar, incorporar composto, limpar e podar. As plantas vão agradecer todos estes cuidados de outono pois nunca se esqueça que uma boa cava, significa uma boa rega, se o solo estiver trabalhado, garante uma melhor infiltração da água e uma rega mais eficiente, se não estiver o escoamento superficial vai ser grande e é muita a água que se perde. Veja de seguida o que há para fazer de 26 de novembro a 1 de dezembro.

Bocas-de-lobo.

Nos dias 26 e 27 pode e deve semear plantas de flores

Nesta época do ano pode já começar a fazer sementeiras de algumas das flores para a primavera. Semeie em tabuleiro bocas-de-lobo e goivos e guarde-as em casa até ao final do inverno, no inicio da primavera pode transplantá-las para o exterior e aí vai ter um jardim florido com um custo muito reduzido.

Narcisos.

Plantar bolbos

Se ainda não plantou bolbos, está na hora de o fazer. Túlipas, ranúnculos, narcisos e anémonas são alguns dos que pode plantar no jardim, em vaso ou floreira. Não se esqueça de os ir regando para que o substrato esteja humedecido, mas sem encharcar para os bolbos não apodrecerem. Plante os bolbos juntos mas sem se tocarem, enterre-os a uma profundidade que seja o dobro do seu diâmetro. Depois é só esperar pelo final do inverno!

Espinafres.

Nos dias 28, 29 e 30 pode semear e plantar folhas

Continua a ser a época das couves, pode semear de tudo um pouco, ou comprar pré-plântulas em cuvete e plantá-las (poupa três meses), pode semear também espinafres, indispensáveis para comer crus, salteados, cozidos ou em esparregado, um dos legumes de folha mais ricos em ferro e mais versáteis.

Cerejeira.

Nos dias 1 e 2 deve semear e plantar frutos

Muitas são as árvores de fruto que pode plantar agora. É uma excelente época para o fazer pois nesta altura consegue comprar uma grande variedade, de raiz nua e a preços mais baixos. Se as comprar de raiz de nua tem de as plantar nos dias a seguir pois não aguentam assim muito tempo.

Plante amendoeiras ou cerejeiras, ficam lindas no jardim pois, para além do fruto, têm uma floração exuberante no final do inverno, início da primavera.

Fotos: Flickr, Pixabay

Gostou deste artigo? Subscreva o nosso canal no Youtube e siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest.

Poderá Também Gostar