Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 27 de maio a 2 de junho

Mais uma semana com um feriado, por isso mais tempo para jardinar e preparar o seu jardim para o verão que se aproxima. Voltou a chover o que é bom para as sementeiras e plantações recentes. Poupa-nos algum trabalho de rega, poupa água e poupa tempo!

Está na hora de plantar os seus pimentos, tomateiros, beringelas, etc. Pode também fazê-lo em vaso, desde que este tenha pelo menos 40 cm de profundidade.

No dia 27 semeie e plante raízes

Há raízes muitos saudáveis, deliciosas e que habitualmente não se consomem em Portugal. No entanto consegue encontrar sementes nas lojas da especialidade e pode semeá-las. O salsifi e a escorcioneira são exemplo disso, parecidas com a pastinaca são fáceis de cultivar e uma boa aposta para ter uma horta gourmet.

Escorcioneira

Condições de cultivo

Ambas de semeiam em local definitivo, em sulcos entre março e junho. Gostam de zonas com muito sol, regas regulares e terrenos soltos, arenosos sem pedras e obstáculos para que cresçam direitas e saudáveis.

Propriedades medicinais e benefícios da escorcioneira e salsifi

Ambos os tubérculos são ricos em potássio, excelente para os músculos. Ajudam a combater a hipertensão. Ricos em nutrientes e pouco calóricos são excelentes para dietas de baixas calorias. Podem consumir-se cozidos, salteados, fritos, em puré, etc. As folhas da escorcioneira também são comestíveis e deliciosas para as saladas.

Chagas ou capuchinhas

No dia 28 plante flores

Esta flor conhecida por chagas ou capuchinha aparece de forma espontânea nos campos, é uma planta anual que nos climas mais amenos se comporta como perene, permanecendo de uns anos para os outros. É rastejante podendo atingir até 2 m de comprimento se as condições lhe forem favoráveis.

Condições de cultivo

Pode semear-se durante todo o ano em tabuleiros ou em local definitivo. Deve juntar se algum composto ou húmus de minhoca quando já está com um tamanho médio. Desenvolve-se em qualquer tipo de solo, desde os muito pobres aos mais ricos, apenas não suporta encharcamento. Muito resistente a pragas e doenças é uma excelente planta de companhia para as hortas.

Propriedades medicinais e benefícios das chagas

É uma das poucas plantas que produz um antibiótico natural. Para além de ser comestível, as suas flores e folhas podem ser utilizadas em saladas. Pode fazer-se uma infusão das suas folhas e flores (1 l de água para 30 g de flores e folhas), deixar repousar e beber de quatro em quatro horas. Combate infeções das vias respiratórias em geral. Sinusite, renite, faringite, etc. Descongestiona os brônquios e acalma a tosse.

Agrião

Nos dias 29, 30 e 31 plante e semeie folhas

Uma planta rápida e fácil de cultivar, o seu sabor picante é muito apreciado para utilizar usada em saldas, sanduíches e entradas. A sopa de agriões é um clássico muito saudável.

Condições de cultivo

Gosta de zonas com alguma sombra mas com luz, não tolera temperatura muito altas. Como é uma planta semi-aquática necessita de 5 a 10 cm de água. Pode plantá-la num vaso com terra e colocar dentro de um lago ou recipiente com água. Pode fazer sementeira direta ou plantação deixando 20 a 30 cm entre plantas. A colheita faz-se 60-80 dias após a sementeira.

Propriedades medicinais e benefícios do agrião

Uma hortícola muito nutritiva, rica em sais minerais e vitaminas. Um excelente tónico cerebral, estimulante do metabolismo, antisséptica, diurética, expetorante e afrodisíaca.

Pimentos-padrón

Nos dias 1 e 2  semear e plantar frutos

Há muitos tipos de pimentos diferentes, sendo o pimento-padrón uma variedade semi-precoce, rústica, fácil de cultivar e muito produtiva. São mais pequenos e ligeiramente picantes, uns mais que outros.

Condições de cultivo

Gostam de zonas com muito sol e calor, são sensíveis ao frio. Adaptam-se a todo o tipo de solos, embora prefiram os arenosos e bem drenados. Devem ser semeados em tabuleiros e transplantados para o local definitivo em abril ou maio, quando já não existir perigo de geadas.

Plante-os com 60 cm de afastamento entre linhas e 40 cm de afastamento entre plantas. Podem facilmente cultivar-se em vasos desde que estes tenham mais de 40 cm de profundidade e que se utilize um substrato para hortícolas rico em matéria orgânica.

Propriedades medicinais e benefícios do pimento-padrão

O pimento em geral é uma excelente fonte de vitamina C, B1, B2 , A e E. É também rico em betacaroteno e bioflavenoides. Pode consumir-se de várias formas e tem a grande vantagem de não perder muitas propriedades quando cozinhado.

Colheitas

No dia 27, que ainda para mais é domingo pode aproveitar para fazer as suas colheitas de hortícolas e frutos que estão já maduros. Preferencialmente faça as colheitas de manhã pois tudo está mais fresco e vai durar mais. Sempre que possível vá colhendo à medida das suas necessidades.

 Fotos: Thinkstock e Pixabay

Leia também: Calendário lunar de maio

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar