Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 29 de outubro a 4 de novembro

De facto este ano o verão parece que se vai prolongar até ao natal! Neste início de novembro as temperaturas estão perto dos 30 graus. Sabe bem mas sinceramente não é normal e as plantas andam todas baralhadas, ainda esta semana vi jacarandás em plena floração em Lisboa. Estive em Gaia e as temperaturas estavam perto dos 28 graus. Há tarefas como a plantação de bolbos e as podas que temos de adiar para quando as temperaturas estejam mais baixas e as plantas comecem a abrandar a sua atividade. Precisamos da pausa do outono que não chega… Saiba tudo o que deve fazer de 29 de outubro a 4 de novembro.

Chalotas.

No dia 29 deve semear e plantar raízes

O segredo para ter sempre produção de hortícolas é fazer o escalonamento das culturas desfasando-as no tempo, logo todas as semanas há sementeiras e plantações que pode e deve fazer para que legumes como o nabo e a cebola nunca lhe faltem. Pode semear em tabuleiros ou diretamente em local definitivo. Experimente variedades diferentes de cebola, a minha favorita é a roxa, a chalota também é fácil de cultivar e deliciosa, mais doce e aromática que a cebola.

Euryops.

Nos dias 30 e 31 semear e plantar flores

As flores, quer sejam de época, herbáceas ou arbustos perenes, são absolutamente indispensáveis para que o seu outono seja florido. Ainda esta semana estive num jardim onde os maciços de euryops enchiam o espaço de flores amarelas. Esta flor é uma opção muito resistente, até ao ar do mar, e com um período de floração exuberante muito longo. Estão em flor praticamente todo o ano, gostam de zonas com muitas horas de sol direto. Outra das plantas que nos presenteia com florações nesta época são as clívias, que ainda para mais são uma excelente opção para sombra. Uma das minhas flores favoritas desta época são os ciclâmenes, já tenho o meu terraço com vários em flor, em vários tons de cor-de-rosa! Precisam de um substrato adequado a plantas com flor, zonas de meia sombra e regas regulares.

Cerefólio.

No dias 1, 2 e 3 semeie e plante folhas

Uma excelente semana para fazer uma série de sementeiras e plantações. Ainda para mais temos a sorte de quarta feira, dia 1, ser feriado e ainda estar bom tempo. Aproveite para fazer já sementeiras das mais variadas aromáticas, até porque vem aí chuva e vai apetecer menos jardinar! Semeie já coentros, indispensáveis em qualquer altura do ano, cerefólio, excelente para temperos vários e para aromatizar sopas e batidos verdes, rúcula e canónigos (alface-cordeira), deliciosos para saladas, sanduíches ou entradas.

Amendoeira.

Dia 4 é excelente para semear e plantar frutos

Esta é a época certa para plantar amendoeiras, uma árvores extraordinária que para além de nos presentear com o seu delicioso fruto tem uma das mais bonitas florações de final de inverno, deixando tudo branco à sua volta. Está também na altura de semear as suas favas e ervilhas, frutos deliciosos para pratos de inverno.

Fotos: Pixabay

Gostou deste artigo? Siga a Jardins no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar