Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 3 a 9 de dezembro

As temperaturas começam finalmente a baixar; a chuva é que foi de pouca dura, o que começa a ser complicado para algumas regiões do país. Todas as plantas (árvores e arbustos) de folha caduca estão em plena perda de folha e está na hora de começar a limpar essas folhas. Use-as para fazer composto ou como cobertura do solo junto aos pés das plantas mais sensíveis ao frio, conservam o calor e à medida que se vão degradando são um fertilizante natural. Plantas como os maracujás ou fisális vão precisar desta proteção para o frio. Pode também fazê-lo com casca de pinheiro, palha ou estilha de madeira. Veja de seguida tudo o que há para fazer de 3 a 9 de dezembro.

Nos dias 3 e 4 pode e pode semear e plantar raízes

Plante já alhos-franceses, indispensáveis para sopas, estufados e para comer assados no forno, e cebolas (que seria da maior parte dos pratos portugueses sem a nossa amiga cebola). A cebola em muitas propriedades medicinais, é rica em vitamina B, importante para o bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico, e em vitamina E e C com grande ação antioxidante.

Nos dias 5 e 6 pode semear e plantar flores

No outono e inverno não podem faltar no seu jardim, varanda ou terraço, as prímulas, os amores-perfeitos e os ciclâmenes. Não há flores mais bonitas e que tenham mais variedades de cor do que estas. Algumas variedades de amores-perfeitos têm ainda a vantagem de ser muito aromáticos. As prímulas e os amores-perfeitos gostam de sol e os ciclâmenes de meia sombra. Todas estas plantas gostam de regas regulares, regue-as sempre  que o substrato está seco.

No dia 7 pode aproveitar para semear e plantar folhas

Muitas são as hortícolas de folha que pode e deve semear nesta época. As alfaces e os espinafres são daquelas que devem ter sempre à mão. Os espinafres são uma hortícola muito versátil, tanto se pode consumir fresca como cozinhada das mais variadas formas. É muito fácil de cultivar na horta, no jardim ou até em vaso na varanda. Os benefícios para a sua saúde ao consumir espinafres são muitos: são ricos em vitaminas A e C e em ferro o que lhes confere propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anti-cancerígenas. É também um bom estimulante da eficiência muscular e da qualidade do sangue.

A alface não só indispensável em saladas e sanduíches, mas também em sopas. Há alfaces de muitas variedades, de folha lisa ou frisada, mais ou menos crocante de folha mais verde ou mais esbranquiçada. Pode cultivar-se todo o ano, na horta, no jardim ou mesmo na varanda em vaso ou floreira. Tem muitas propriedades, para além de ser baixa em calorias e rica em nutrientes, por isso aconselhada em dietas de perda de peso. Muito rica em vitaminas A, K e C bem como em ácido fólico, tem poderes antioxidantes e a sua ingestão ajuda a manter a pele saudável e mais firme.

Nos dias 8 e 9 deve semear e plantar frutos

Está na hora de começar a plantar os seus morangueiros: pode dividir os do ano passado, ou plantar de novo. Não se esqueça de incorporar bastante matéria orgânica e de os colocar em floreiras ou canteiros em que os frutos não toquem na terra pois apodrecem.

Pode ainda aproveitar para plantar algumas fruteiras no seu jardim ou pomar – limoeiros ou laranjeiras são sempre uma boa opção.

Fotos: Pixabay

Gostou deste artigo? Subscreva o nosso canal no Youtube e siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest.

Poderá Também Gostar