Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 4 a 10 de fevereiro

Uma semana que promete ser fria mas infelizmente sem chuva na maior parte do país. Como diz o provérbio “em fevereiro frio ou quente, chova sempre”, o que significa que para a maior parte das sementes germinarem é necessária a chuva, pois a germinação não se dá sem humidade no solo. Pode significar que grande parte das sementeiras, nomeadamente de relvados, prados ou pastagens tenham de ser regadas nesta época o que significa um acréscimo de custos e de água.

Pode ainda continuar a fazer as podas das suas roseiras, hortênsias, glicínias, etc. Aproveite para fazer estacas dos restos de poda, assim vai poder multiplicar as suas plantas, poupando muito dinheiro.

Roseiras

Nos dias 4, 5 e 6 semear ou plantar raízes

Já são muitas as sementeiras de primavera que pode começar a fazer, entre elas a cebola é talvez das mais importantes e das mais versáteis. Não se consegue sobreviver sem cebolas na culinária portuguesa e cultiva-las é de facto muito simples. A cebola é originária do centro da Ásia e do Médio Oriente, é cultivada há mais de 5.000 anos, o seu nome cientifico é Allium cepa.

Há uma grande variedade de cebolas, brancas, amarelas ou roxas, estas última são mais adocicadas.

Pode fazer já a sua sementeira de cebolas em local protegido, pois não toleram bem as geadas. Semeie em tabuleiros ou em estufa, e mais tarde transplante para o exterior (quando tiverem mais ou menos 10 cm de altura), plante-as a 50 cm umas das outras. Pode optar por comprar pré-plântulas (compram-se em mercados, viveiros, etc em cuvetes e são muito baratas), neste caso só as deve plantar mais tarde, quando não houver perigo de geadas. Para se desenvolverem em boas condições as cebolas gostam de um solo com o ph entre 6-6,8, rico em matéria orgânica, deve sempre fertilizar com adubo orgânico quando da plantação, para garantir que as cebolas têm os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento. A colheita deve ser feita 5 meses a seguir à sementeira.

Propriedades medicinais da cebola

As cebolas são muito ricas em enxofre, vitaminas A e B e minerais, também previnem uma série de tipos de cancro e combatem as doenças cardiovasculares.

Nos dias 7 e 8 plante e semeie as suas flores e arbustos

Entre as muitas flores que pode começar já a semear para garantir uma primavera florida , o girassol é das minhas favoritas. É uma excelente planta para semear com as crianças pois germina em uma ou duas semanas e entra em floração dois meses após a  germinação. Para além disso tem o encanto de ser uma flor gigante e de ter as sementes comestíveis.

É uma planta nativa da América do Norte e que pode atingir 4 ou 5 m de altura, no entanto para cultivo doméstico existem cultivares anãs que não passam de 0,8-1 m, que são excelentes para ter no jardim, em vaso ou floreira. O seu nome cientifico Helianthus annuus diz muito sobre a planta, significa flor do sol, hélio significa sol em latim e anthus flor, é uma planta anual, que deve ser semada todos os anos, no final da temporada pode recolher a semente para o ano seguinte.

Deve semear os girassóis em local definitivo pois não aguentam bem o transplante. Gostam de zonas com muitas horas de sol direto, solo fértil, profundo, rico em matéria orgânica e bem drenado. O pH ideal para se desenvolverem é 6-7,5, não tolera temperaturas abaixo de 5 graus. Pode semear no jardim, em vaso ou floreira afastando as plantas 20-30 cm entre si. No caso de semear as cultivares de maior porte deverá deixar 0,4-1m de distância entre plantas. Os frutos são comestíveis quer crus quer torrados.

Chicória

Nos dias 9 e 10 plante e semeie folhas

Esta é um herbácea anual da família das alfaces, muito apreciada na culinária francesa, em saladas, sopas e molhos. Caracteriza-se pelo seu sabor amargo, que se intensifica tanto mais quanto maior forem as horas diárias de exposição solar.

Para as cultivar com sucesso deve ter um solo bem drenado, rico em matéria orgânica, temperaturas entre 14-16 ºC, sol direto e regas regulares sem encharcar. Pode semear em tabuleiro ou diretamente no local definitivo, também pode ser facilmente cultivadas em vasos ou floreiras de tamanho grande.

Deve ter o cuidado de mondar regularmente para evitar que as infestantes entrem em competição com as chicórias. A colheita é feita 50-100 dias após a sementeira.

Propriedades medicinais da chicória

São plantas muito ricas em vitamina A, complexo B, C e D bem como em cálcio, ferro e fósforo. Têm propriedades diuréticas, depurativas e laxativas.

Dica

Para que as chicórias não fiquem tão amargas pode priva-las de sol durante 15 dias antes da colheita. Tape o centro da planta com um tela, uma vaso ou um prato, se for em vaso coloque num local escuro.

Fotos: Thinkstock 

Leia também: Calendário lunar de fevereiro

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram

Poderá Também Gostar