Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 4 a 10 de março

A chuva veio para ficar o que muito vai ajudar “a pegar” as plantações e sementeiras que temos para fazer neste final de inverno. Esta é uma boa semana para plantar roseiras e outros arbustos, bem como para fazer sementeiras de flores de época, aromáticas e hortícolas. Quando o sol voltar vai começar tudo a germinar! Falta muito pouco tempo para a primavera e é no inverno que esta se prepara.

Os dias 4, 5 e 6 são os ideais para semear raízes

É um dos legumes mais populares do mundo, é originária do Irão e Afeganistão, é cultivada há mais de 1000 anos, embora inicialmente fosse cultivada pelas suas folhas, comestíveis e aromáticas.

Uma das plantas de raiz mais versáteis e mais fáceis de cultivar é a cenoura. Há muitas variedades de cenouras de cores e formas, embora as mais vulgares sejam as cor de laranja compridas, há cenouras roxas, amarelas e encarnadas e algumas redondas.

Cenouras a germinar

Condições de cultivo

Prefere temperaturas entre os 16º C – 22º C embora tolerem temperaturas até 7º C ou até 30º C. Gosta de zonas com muitas horas de sol direto, embora tolere crescer à sombra desde que tenha muita luz. O solo deve ser profundo, leve, sem pedras para que as raízes não fiquem tortas e danificadas, deve ser bem drenado. Consegue desenvolver-se em solos argilosos desde que não esteja compactadas. Necessita de regas regulares, gosta do solo sempre húmido.

Faça a sementeira em local definitivo pois não aguenta bem o transplante para outro local. Semei em linhas afastadas entre si de 15-30 cm e afastamento entre plantas de 5 cm. Pode semear em vaso ou floreira desde que estes tenham pelo menos 30-35 cm de profundidade.

Tenha o cuidado de mondar as ervas daninhas para que estas não entrem em competição com as cenouras. A colheita é feita 60-120 dias após a plantação, para ter cenouras frescas durante um período mais longo, faça um escalonamento e semeie a cada três semanas.

Cenouras de várias cores

Propriedades medicinais e benefícios da cenoura

É um bom alimento para diabéticos pois tem baixo tero glicémico. Fonte natural de vitamina A que é excelente para a saúde dos olhos. Fonte de vitamina C, antioxidante poderoso, vitamina K, e vitamina B6 que previne a anemia e problemas de crescimento, muito importante no caso das crianças.

No dia 7 plante e semeie flores e arbustos

As roseiras são das plantas mais amadas pelos amantes de jardins e de jardinagem, há que faça coleções e quem seja obcecado por ter sempre mais uma variedade, cor ou aroma. São plantas fascinantes, resistentes e que grande parte delas têm ainda a grande vantagem de ser muito perfumadas. São plantas de folha caduca que gostam de muito sol (pelo menos 5 a 6 horas de sol direto por dia), pouco vento, um solo com pH 6,5-7, bem drenado e rico em matéria orgânica.

Plantar roseiras

Pode optar por comprar roseiras de raiz nua (no inverno) que são mais baratas, há muitas variedades e pegam muito facilmente, atenção que se devem plantar até ao final do inverno e em zonas onde ainda faça frio. Caso contrário opte por comprar as roseiras em vaso e plantá-las agora ou durante a primavera.

Se forem roseiras mais pequenas (até 40-50 cm) plante-as com 30 cm de distancia entre elas, se forem maiores (até 1 m) deixe uma distância de 60 cm entre plantas e se forem trepadeiras deixe 1 m de distância. Pode plantá-las em vaso utilizando um substrato adequado a roseiras ou a plantas com flor, se o fizer só precisa de voltar a fertilizar (com adubo especial para roseiras), seis meses depois. Faça uma cova de plantação de 40 cm de largura e profundidade e coloque no fundo da cova composto se tiver ou húmus de minhoca.

Propriedades medicinais e benefícios das rosas

A infusão de pétalas de rosa pode ser usada para limpar a pele (a famosa água de rosas) ou pode ser bebida quente ou fria sendo calmante, laxante, anti-inflamatória e depurativa.

Nos dias 8 e 9 plante e semeie folhas

Os brócolos pertencem à família das couves, mas as suas folhas superiores estão encaixadas formando uma cabeça. São uma hortícola de inverno indispensável em qualquer horta e que também se cultiva facilmente em vaso ou floreira.

Plantar brócolos em linha

Condições de cultivo

São tolerantes ao frio e mesmo à geada. Preferem solos ricos em matéria orgânica e com boa capacidade de armazenamento de água. Pode semear em tabuleiros e transplantar para o terreno quando as plantas têm 4 ou 5 folhas definitivas. Para poupar tempo pode comprar as plantas em cuvetes e plantá-las em linhas  com um afastamento de 40-50 cm entre linhas, e de 30-40 entre plantas.

A colheita é feita quando a cabeça está compacta, verde escura e tem cerca de 25 cm de largura.

Propriedades medicinais e benefícios dos brócolos

Uma planta reconhecida por ajudar na prevenção de vários tipos de cancro. Rica em cálcio, vitamina A e C, potássio e ferro. Estudos revelam que esta hortícola é muito rica em sulforanos, que protegem os vasos sanguíneos dos efeitos do açúcar.

No dia 10 plante e semeie frutos

Uma leguminosa que é utilizada como alimento desde a pré-história e que agora voltou a estar na moda. É uma pequena planta trepadeira com uma flor roxa e cuja vagem tem 2-3 sementes.

Condições de cultivo

A lentilha prefere solos ligeiros (argilo-calcários) ou arenosos, bem drenados com um pH 5,4-7,2, resiste bem à salinidade do solo. Prefere zonas com sol direto mas também aguenta meia sombra. Sementeira deve ser feita em local definitivo agora. Deve deixar-se uma distancia entre linhas de 10-30 cm e entre plantas de 20-30 cm. A colheita é feita 100-135 dias após a sementeira.

Propriedades medicinais e benefícios das lentilhas

Muito ricas em ferro, combatem a anemia, ricas em vitaminas do complexo B ajudam a combater o stress. Ricas em zinco, fósforo e potássio. Previne o aparecimento de cancro nos intestinos.

Fotos: Thinkstock e Pixabay

Leia também: Calendário lunar de março

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar