Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 5 a 11 de novembro

Parece que finalmente o outono começa a dar um ar da sua graça, já choveu um bocadinho, a hora mudou, os dias estão mais pequenos e as temperaturas estão a começar a baixar, embora ainda estejamos no verão de São Martinho. Esta é a época certa para plantar sebes, árvores de fruto, arbustos de flor, nomeadamente roseiras em raiz nua. Também está na hora de começar a podar tanto as plantas de folha persistente como as de folha caduca. Continue a ler para saber tudo o que há para fazer de 5 a 11 de novembro.

Nos dias 5, 6 e 7 semear e plantar raízes

Há legumes que são utilizados quase diariamente na nossa alimentação – a cebola e o alho são dois deles. Para variar experimente também cultivar chalota, uma cebolinha mais pequena agridoce e que confere aos seus pratos um toque especial. Fácil de cultivar até em vaso. Não há prato mais aconchegante do que uma boa sopa de cebola com pão e queijo gratinado – aquece o corpo e a alma!

No dias 8 e 9 deve semear ou plantar flores

Para os apreciadores de rosas e de roseiras, esta é a altura do ano em que deve plantar novos exemplares. Há muitos viveiristas nacionais e estrangeiros que nesta altura colocam no mercado roseiras de raiz nua, muito mais baratas e com maior facilidade de adaptação. É o caso das roseiras David Austin, que pode encomendar. A variedade de formas, cores e aromas é enorme, o difícil é escolher.

No dia 10 deve semear e plantar folhas

Agora que o outono chegou e que o inverno se está a aproximar, começa a época das sopas e dos pratos mais quentes e ricos em sabores. Os legumes de inverno como as couves, são indispensáveis para ter sempre à mão. São muito ricas em fibra e em proteínas, deliciosas e saudáveis. Nada melhor do que um caldo verde para aquecer as noites de inverno.

No dia 11 é o dia ideal para plantar frutos

Mais uma vez, nesta época nos viveiristas, feiras e mercados aparecem as árvores de fruto em raíz nua, muto mais baratas mas que devem ser plantadas logo. Porque não experimentar plantar alperces, pêssegos e as deliciosas ameixas Rainha Cláudia, que são as mais doces e as que se utilizam para acompanhar a maravilhosa Sericaia alentejana?

Fotos: Pixabay

Gostou deste artigo? Siga a Jardins no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar