Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 6 a 12 de agosto

Tomate-cereja.

Neste que é um dos meses mais quentes do ano (embora tenha começado com as temperaturas a descer), muito há para fazer no jardim, na horta e no pomar. Se está de férias, aproveite algum do tempo livre para fazer umas podas de limpeza nas suas plantas. Pode ainda reforçar a rega, tutorar as plantas que disso precisam – como os tomateiros, maracujás ou os pimentos. Pode ainda fazer alporquias nos citrinos e enxertias de borbulha, em espécies de “caroço” como cerejeiras, pessegueiros ou damasqueiros. Saiba tudo o que há para fazer de 6 a 12 de agosto.

Figueira.

No dia 6 semeie e plante frutos

Neste dia aproveite para plantar algumas fruteiras no seu jardim ou pomar, se as comprar já grandes e com frutos ainda pode fazer colheitas este verão. Hoje em dia já se encontram muitas árvores de fruto envasadas, bem conformadas e já em produção de frutos. Pode plantar uma figueira (que até em vaso se dá bem), árvore muito resistente e cuja produção começa no final deste mês e se prolonga até setembro. Os damascos ou alperces também são uma excelente árvore para colocar o seu jardim ou pomar. São deliciosos e normalmente produzem em grande quantidade.

Tupinambo.

Os dias 7 e 8  são os ideais para semear e plantar raízes

Muitas são as variedades de cenouras que pode semear, há de várias cores e tamanhos. Pode investir nas variedades nacionais e mais tradicionais ou noutras, a cenoura-roxa pode ser uma alternativa deliciosa. As cenouras são uma excelente fonte de betacaroteno, fósforo, potássio, cálcio e vitaminas do complexo B. Além disso, são um alimento muito versátil, que se usa em bebidas, sopas, pratos principais e sobremesas. O tupinambo, ou alcachofra-de-Jerusalém, tem propriedades medicinais , reduz o açúcar no sangue e contribui para a eliminação de toxinas do corpo. Além disso, é delicioso assado ou em chips.

Gaura.

Semear e plantar flores nos dias 9 e 10

As flores são indispensáveis no jardim, nesta época apetece ter cores variadas alegres e exuberantes. As gauras são flores extraordinariamente resistentes, com uma floração prolongada e intensa, dão o toque estival e campestre que o seu jardim ou varanda precisa nesta época. A dipladénia pode ser usada como trepadeira, como arbusto ou como planta para cestos suspensos ou floreiras. Fica bem em todos os jardins desde que esteja num local que lhe garanta 4 ou 5 horas de sol direto por dia.

Endro.

Semear e plantar folhas nos dias 11 e 12

Este é o mês das aromáticas para acompanhar entradas, grelhados, pratos frios ou bebidas de verão. As hortelãs várias, o endro e a manjerona são algumas das que deve ter sempre à mão. Pode cultivá-las no jardim, na horta, em floreiras ou em vasos e até as consegue ter dentro de casa desde que tenha várias horas de sol por dia.

Maçãs.

Estamos em plena época de colheitas

Muitas são as hortícolas, aromáticas, frutos e flores de cor que pode colher nesta altura. Aproveite os dias 7 e 8 para o fazer. Colher pêras, maçãs, pêssegos ou damascos é um grande prazer. Se a colheita for grande transforme-os em compotas, chutneys ou gelados. Apanhe as aromáticas diretamente do canteiro para o prato, vai ver como sabem melhor!

Fotos: Thinkstock

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar