Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 7 a 13 de janeiro

Esta é por excelência a época das podas, pois as plantas reduzem a sua atividade e sofrem menos com a remoção de ramos e folhas. A lua como sabemos influencia marés e também a agricultura. A poda não é exceção no dia 10 é quarto minguante, o ideal para podar, uma vez que a seiva das plantas se acumula nas raízes.

Plantar alhos

Nos dias 7, 8, 9 e 10 pode e deve semear ou plantar raízes

Uma vez que dia 10 é quarto minguante, esta é uma semana especialmente boa para semear plantas cujo órgão comestível é a raiz, os alhos são uma delas. Indispensáveis na culinária e com muitas propriedades medicinais, antissético, fungicida, antibiótico natural, antioxidante, reforça o sistema imunitário e é benéfico para o sistema cardiovascular, rins e bexiga. Plante-os já em local definitivo para garantir uma boa produção de alhos.

Couves de inverno

Nos dias 8, 9 e 10 aproveite para colher

Estes dias segundo o calendário lunar são os ideais para fazer as suas colheitas, couves, espinafres, agriões, etc são algumas das hortícolas que pode colher e consumir, garantindo uma alimentação saudável todo o ano.

Camélias

No dia 11 plante ou semeie flores

Há plantas que são por excelência as rainhas do inverno, as camélias e azáleas são algumas delas. As camélias ou japoneiras como são conhecidas Norte,  já começam a estar em flor um pouco por todo o pais, com especial relevo no norte, centro e Açores. É impossível ficar indiferente aos tapetes que formam com a caída das suas pétalas. É uma flor mágica que gosta de zonas com sol, solos profundos, ricos em matéria orgânica e pH ligeiramente ácido.

As azáleas partilham das mesmas preferências em termos de solo, mas gostam de alguma sombra e frescura. Pode plantá-las em vaso desde que tenha o cuidado de utilizar substrato para plantas acidófilas e garantir uma fertilização anual. Não se esqueça que devem ser podadas quando terminar a floração.

Espinafres

Nos dias 12 e 13 plante ou semeie folhas

Continuamos na época das couves, mas os espinafres de inverno são uma hortícola imprescindível na sua horta, ou mesmo em vaso ou floreira. Muito fácil de cultivar e produz em grande quantidade. Semeie já em local definitivo. As propriedades dos espinafres (Spinacia oleracea) são muitas, previne o aparecimento de alguns tipos de cegueira, é uma fonte de ferro e vitamina C, bem como de ácido fólico, o que o torna um excelente alimento para grávidas. Reduz o colesterol.

Fotos: Thinkstock

Gostou deste artigo? Siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest e subscreva o nosso canal no Youtube.

Poderá Também Gostar