Tarefas da Semana

Tarefas da semana: de 1 a 7 de outubro

Nesta primeira semana de outubro as temperaturas vão subir quase para os 30 graus em quase todo o país. Em pleno outono, parece que o verão voltou! Atenção redobrada às regas, especialmente nas sementeiras recentemente feitas, muitas vezes vai ter de as pulverizar de manhã e ao final do dia. Para que se dê a germinação é essencial que o substrato esteja sempre húmido, sem estar encharcado. Veja tudo o que tem para fazer de 1 a 7 de outubro.

Cebolas.

 

No dia 1 pode semear e plantar raízes

Este é o dia em que preferencialmente deverá semear as suas plantas de raiz, como é domingo pode aproveitar e fazer muitas outras sementeiras. Os nabos e as cebolas são dois exemplos de plantas cuja parte comestível é a raiz e que são absolutamente indispensáveis em qualquer horta tradicional ou urbana. São hortícolas muito versáteis para utilizar em grande parte dos pratos culinários.

Dia de nodo lunar

No dia 2 evite fazer tarefas se sementeiras, uma vez que como este dia é de nodo lunar, não é aconselhável semear.

Amores-perfeitos.

 

Semear e plantar flores no dia 3

Em outubro há sempre muitas flores que pode introduzir no seu jardim, varanda ou terraço. É talvez um dos meses mais bonitos, em que o amarelar e avermelhar das folhas se junta com as florações outonais. Há duas flores que são as rainhas das flores de época do outono e inverno: os versáteis amores-perfeitos e as delicadas prímulas. Ambas têm uma enorme variedade de cores, o que lhe vai permitir fazer uma série de combinações, quer em vaso quer em canteiro. Se semear pode usar caixas de ovos e depois transplantar, se plantar utilize um substrato próprio para plantas com flor.

Couves.

 

Semear e plantar folhas nos dias 4, 5 e 6

Esta é por excelência a época das couves e pode semear ou plantar (compre plântulas nos hortos ou mercados, são muito baratas e poupa os 3 meses da germinação). Pode escolher couve-lombarda, couve-portuguesa, couve-roxa, couve-coração, etc. A mizuna dá um toque especial às suas saladas e a manjerona é uma aromática que pode substituir os orégãos mas tem um aroma mais suave.

Morangueiro.

 

Semear e plantar frutos no dia 7

Pode começar a dividir e a replantar os seus morangueiros. Aaproveite agora que os deve podar e levantar da terra e reproduza-os por divisão de tufos. Desta forma poupa dinheiro e vai ter muitos mais morangos na primavera.

Fotos: Pixabay

Gostou deste artigo? Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar