Tarefas da Semana

Tarefas da semana: de 2 a 8 de julho

 

Preparação para fazer mulching.

 

Os dias estão grandes e quentes, por isso as plantas necessitam de mais cuidados de rega e devem estar sempre bem hidratadas para garantirmos uma boa produção. Em alguns casos pode recorrer-se à colocação de mulch orgânico (casca de pinheiro, palha ou estilha de madeira) para conservar mais a humidade do solo e impedir o crescimento de infestantes que nesta época aparecem um pouco por todo o lado.

Salsifi.

 

Nos dias 2 e 3 deve semear e plantar raízes 

Muitas são as raízes comestíveis que normalmente fazem parte da nossa alimentação, cebola, cenoura, alho, etc. Porque não introduzir algumas hortícolas de raiz mais originais, como a escorcioneira e o salsifi? Este último também é chamado pelos ingleses de oyster plant dado o requinte do seu paladar. São fáceis de cultivar, deliciosos e gourmet.

Equinácea.

 

O dia 4 é o ideal para semear e plantar flores

São muitas as plantas que estão em floração nesta época do ano. Se acha que o seu jardim, varanda ou terraço não estão suficientemente floridos, opte por introduzir algumas plantas de floração exuberante. Agora já é tarde para semear mas pode plantar maciços ou bordaduras de equináceas ou de rudbéquias, desta forma garante flores até ao final do verão.

 

tarefas da semana: 19 a 22 de abril

Alface.

 

Semear e plantar folhas nos dias 5, 6 e 7

As folhas são indispensáveis na nossa alimentação, imprescindíveis todo o ano mas ainda mais agora. Alface, chicória e erva-cidreira são algumas daquelas plantas que de deve ter sempre por perto, para comer em saladas, sanduíches, sopas, etc A erva-cidreira faz sempre falta no jardim, na varanda ou no terraço.

 

Dióspiro.

 

Semear e plantar frutos no dia 8

Este mês ainda pode plantar algumas árvores de fruto, se o fizer deve ter uma atenção redobrada à rega, pois esta não pode falhar no período de pós-plantação. Árvores como o pessegueiro-careca (nectarina) , a figueira ou mesmo o diospireiro podem ser plantados agora. Escolha árvores com alguma dimensão e que tenham já fores e frutos. Atenção que o diospireiro só irá frutificar no outono, mas pode plantar já.

 

Estamos em plena época de colheitas

Muitas são as hortícolas, aromáticas, frutos e flores de cor que pode colher nesta altura. Aproveite os dias 2 e 3 para o fazer, pois segundo o calendário lunar estes são os dias ideias para o fazer. É tempo de: morango, tomate, beringela, pimento, piripiri, entre muitas outras coisas.

Fotos: Thinkstock, Pixabay

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar