Manutenção Geral

Tarefas de primavera que deve fazer já

A primavera chegou e com ela a explosão de cor, para garantir que o seu jardim, varanda ou terraço vai estar florido na primavera e verão comece já a semear e a plantar! Esta é uma excelente época para renovar o seu jardim!

1- Limpar e renovar

Remover plantas que não resultaram e que estão mortas ou em muito más condições. Limpar árvores e arbustos de folha persistente, os caducos devem já estar a rebentar e não convém cortar nada agora, pois podemos correr o risco de comprometer o aparecimento das folhas, flores e frutos.

Cortar sebes de folha persistente

2- Sebes

Esta é uma boa época para podar as suas sebes de folha persistente como; buxo, murta, escalónia, ligustro, etc. aproveite para fertilizar colocando composto, húmus ou estrume em volta dos pés da sebe.

Mulch orgânico

3- Colocar mulch orgânico  ou inorgânico

Com o aumento das temperaturas e da rega, as infestantes vão começar a aparecer, é uma boa altura para renovar ou colocar mulch orgânico, como casca de pinheiro, estilha de madeira, ou mulch inorgânico como seixo rolado, gravilha, etc.. Para diminuir a manutenção deve colocar mulch junto às sebes, trepadeiras, em alguns canteiros de plantas vivazes como roseiras, alfazemas, alecrins, verónicas, ou anuais de época. desta forma reduz os trabalhos de monda e poupa água pois mantém a humidade do solo.

Divisão de plantas em tufos

4- Dividir plantas

Esta é uma boa altura para levantar alguns canteiros e dividir as plantas que se multiplicam por divisão de tufo, como as gazânias, armérias, agapantos, cliveas, etc. Cave, retire-as da terra, divida-as em dois ou três tufos e replante-as no mesmo ou noutro canteiro, em vasos ou floreiras. desta forma poupa dinheiro e as plantas ficam mais bonitas pois são renovadas anualmente. atenção que não o deve fazer se estas já estão em flor.

Cosmos

5- Plantar ou semear

Plantas anuais – Flor de época
Cosmos (Cosmos bipinnatus)

Uma das minhas flores anuais favoritas para a primavera e para o verão, um símbolo dos jardins campestres e bordaduras naturalizadas. Pode semear em tabuleiros e depois passar para vaso, floreira ou jardim, se forem áreas muito grandes pode semear diretamente no terreno. Há cosmos brancos, cor-de-rosa claro e escuro, encarnados, cor de chocolate, etc. Também pode comprar já em planta e plantar, nesse caso escolha as que tenham muitos botões e poucas flores abertas para durarem mais tempo.

Portulaca grandiflora

Portulaca grandiflora

Uma das poucas plantas suculentas anuais para floreiras, vasos, cestos suspensos, floreiras de janela, jardins rochosos e bordaduras de canteiros. Tem uma floração exuberante de muitas cores diferentes na mesma planta, a floração começa em abril e prolongase até ao inicio do outono, é uma planta resistente à secura e quase não precisa de cuidados de manutenção.

Girassol

Girassol (Heliaanthus annuus)

Muito fácil de semear e rápido a crescer, é uma boa planta para quem tem crianças pois é uma flor muito grande e apelativa.

6- Faça o seu jardim de aromas

Semear plantar aromáticas anuais

Esta é a melhor época do ano para começar o seu jardim de aromas, seja na varanda, no terraço, no jardim ou mesmo dentro de casa.

Comece por aromáticas mais simples e de que goste, semeie em local definitivo a salsa, coentros, manjericão, cebolinho, rúcula, hortelã. Pode utilizar uma mesma floreira para várias aromáticas, tenha apenas cuidado e deixe a hortelã sozinha pois ela é muito invasiva. não se esqueça de pulverizar diariamente as suas sementeiras até as plantinhas começarem a germinar e ganhar alguma altura, aí já as pode começar a regar normalmente.

Jardim de aromas

Plantar aromáticas perenes

Esta é também uma excelente época para plantar as suas aromáticas perenes, alecrim, alfazema, sálvia, lúcia -lima, erva-príncipe, são algumas das que não devem faltar no seu jardim de aromas. Pode ter todas estas plantas em vaso ou em floreira, tenha atenção ção que a lúcia-lima fica um arbusto grande, embora seja de folha caduca e a erva-príncipe também cresce muito.

Quanto ao alecrim pode optar pelo rasteiro se tiver menos espaço (Rosmarinus officinallis prostratus). Há muitas variedades de alfazemas no mercado as minhas favoritas são a Lavandula dentata e a Lavandula angustifolia, são também as que se dão melhor em vaso ou floreira. Tenha em atenção que estas plantas devem estar pelo menos 30-40 cm afastadas umas das outras

Foto: Thinkstock 

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar