Tarefas da Semana

Tarefas da semana: 19 a 25 de agosto

Quando damos por isso já passou metade do mês de agosto e o final do verão aproxima-se a passos largos. Como as temperaturas altas se mantêm tem de dar uma especial atenção às regas das suas plantações e sementeiras, nomeadamente às hortícolas que são muito sensíveis à falta de água.

Escarola

Semear e plantar folhas nos dias 19 e 20

Uma planta fácil de cultivar e que é da família das endívias e da chicória. Poderá ser um complemento muito agradável para as suas saladas. Tem as folhas frisadas e um travo amargo mas agradável.

Condições de cultivo

Gosta de temperaturas baixas, daí ser uma cultura boa para o outono e inverno. Pode semear em tabuleiros ao ar livre e faça o transplante quando a planta tem aproximadamente 7 a 10 cm de altura e de raiz. Deixe um espaçamento de 20 cm entre cada planta e enterre-a até às primeiras folhas. Necessita de regas regulares até ao enraizamento completo. Não regue nas horas de maior calor. São muito suscetíveis aos ataques de lesmas e caracóis.

Propriedades da escarola

Baixa em calorias e muito rica em fibras, ferro, magnésio e cálcio. Rica em pré-bióticos como a inulina e oligofrutose, o que contribui para um bom funcionamento intestinal.

Alcachofras

Os dias 21, 22 e 23 são os ideais para semear frutos

Uma planta vivaz, que tem a vantagem de deixar o solo coberto por vários anos, diminuído a manutenção da sua horta, pode reservar alguns talhões para as plantar. A sua flor é muito bonita, ornamental e não tem quaisquer cuidados de manutenção.

Condições de cultivo

Esta é a época do ano para a dividir, aproveitando os rebentos laterais. Plante com um espaçamento de 70 cm entre plantas. Deve regar quando estão a enraizar. A produção está no seu auge de outubro a novembro.

Propriedades medicinais e benefícios das alcachofras

A parte usualmente mais consumida é o coração, embora as folhas também sejas deliciosas, normalmente comem-se cozidas ao vapor, assadas ou fritas, uma das especialidades italianas são as alcachofras fritas, uma verdadeira delicia.

São ricas em antioxidantes, benéficas para o fígado, são também diuréticas e favorecem o processo digestivo. Contribuem ainda para diminuição dos níveis de colesterol.

Batatas

Os dias 24 e 25 são os ideais para semear e plantar raízes

Um alimento universal e muito utilizado na culinária um pouco por todo o lado, deliciosas de todas as formas, cozidas, fritas, assadas, em purés, sopas, etc. Há muitas variedades de batata.

Condições de cultivo

Necessitam de um solo fofo pois as suas raízes não penetram facilmente. É importante fazer-se uma amontoa ou um bom acolchoamento.

Para plantar, corte as batatas em pedaços pequenos (cada um deve ter pelo menos um olho) e enterre-as cerca de 7-8 cm de profundidade. Deixe cerca de 30-40 cm entre plantas. Pode plantar agora e nas zonas mais quentes pode também plantar no inverno. Necessita de regas frequentes mas moderadas. O excesso de humidade pode provocar míldio e afetar a produção.

Propriedades medicinais e benefícios da batata

Rica em vitamina K, complexo B e C. Também muito rica em sais minerais como o fósforo, ferro, potássio e cálcio.

Fotos: GettyImages

Leia também: Calendário lunar de agosto

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

Poderá Também Gostar